Fundação Telefônica Vivo lança bot Deco para empreendedores na periferia

e-MarketingGestãoProjetosRedes SociaisSkills

A Fundação Telefônica Vivo está lançando o Deco, um robô que apresenta o empreendedorismo como alternativa de renda a jovens das comunidades de São Paulo. Se trata de um chatbot desenvolvido para o Messenger do Facebook e faz parte do programa “Pense Grande”, que visa estimular e desenvolver a veia empreendedora entre jovens de 15 a 29 anos.

Por meio do aplicativo de mensagens, o Deco convida os interessados a assistir uma série de dez vídeos protagonizados por jovens moradores de Campo Limpo, Taboão da Serra, Grajaú, Capão Redondo, Jardim Ângela, República e Vila Santa Inês que fazem dinheiro com negócios em áreas como gastronomia, tecnologia, jornalismo, moda, cerâmica e educação.

“Reconhecemos o talento destes jovens líderes comunitários e os convidamos a fazer parte da iniciativa porque falam a mesma língua do público que queremos atingir e são exemplos reais de que é possível ter sucesso com o próprio negócio, independente da realidade onde se vive”, afirma o presidente da Fundação Telefônica Vivo, Americo Mattar.

Os vídeos reúnem dicas sobre como identificar necessidades nas comunidades e criar ideias para atendê-las a partir de dez passos básicos – “Acredite: seu talento pode valer uma grana”; “Pense grande, comece pequeno”; “Ative sua rede”; “Faça o que dá com o que você tem”; “Teste tudo e aprenda rápido”; “Quando te chamarem de maluco, coragem”; “Não se deixe abalar pelos vacilos”; “Cobre certo, pague justo e vire o jogo”; “Olho nos detalhes”; “E se não parasse aqui?”.

Nos vídeos, cada protagonista divide com o público os aprendizados que teve em sua trajetória empreendedora. Para falar com o Deco, basta acessar o link ou procurar por “Deco Pense Grande” no Facebook ou diretamente no Messenger da rede social. Os vídeos são exibidos em sequência – é preciso assistir o primeiro para que o segundo seja liberado e assim por diante. Ao final da série, o participante recebe material com o resumo dos dez passos.

Para ter mais assertividade na identificação do público potencial, o Deco utiliza pela primeira vez a ferramenta “bot”, do Facebook, na mobilização e educação empreendedora. A utilização do “bot” permite que os diálogos sejam criados previamente, com número de interações adequados e ordem dos vídeos definidos, o que garante o formato de conversa informal. Além disso, o uso de ferramentas digitais permite a segmentação de mídia, que é capaz de identificar os jovens com o perfil do projeto e garantir que o Deco seja apresentado ao público alvo da ação. Os vídeos da série foram gravados por celular, visando criar uma identificação direta com o universo jovem.

A iniciativa conta ainda com um vídeo da poeta Mel Duarte, que foi criada em uma comunidade paulistana e tem um projeto de intervenções poéticas nos transportes públicos de São Paulo. Em tom inspiracional, o vídeo convida o espectador a pensar nas próprias habilidades e considerar o empreendedorismo social como um caminho possível.

O “Pense Grande” já capacitou cinco mil jovens no Brasil desde 2013, quando foi criado. O programa é composto por quatro etapas independentes: Mobilizar, Formar, Apoiar e Fortalecer. A mobilização é a fase em que o objetivo é sensibilizar os jovens a pensar no empreendedorismo social como uma oportunidade de vida, etapa na qual o Deco está sendo utilizado. A fase de formação dura dez meses e visa ampliar o repertório sobre o tema, com foco nas necessidades da região onde vivem, além de desenvolver soluções para resolver estes desafios.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor