Futurecom 2016: TIM implantará LTE em 700 MHz em todas as cidades em que já tem 4G

4GEmpresasMobilidadeNegóciosOperadorasRedes
0 4 Sem Comentários

Fornecedores devem ser escolhidos em novembro. Total de cidades com LTE em 2,5 GHz hoje é de 664 localidades, mas número deve chegar a 2 mil em 2017. Atualmente, 54% da base de aparelhos da TIM têm tecnologia 4G.

Tão logo o governo brasileiro consiga fazer a limpeza das faixas de espectro de 700 MHz com o switchoff da televisão analógica, a TIM planeja iniciar suas operações de LTE na faixa hoje ocupada pela radiodifusão em todas as cidades em que já opera 4G em 2,5 GHz.

De acordo com Leonardo Capdeville, CTO da TIM, a operadora já está com uma request for proposal (RFP) em andamento e o processo de escolha dos fornecedores deve ser concluído ainda em novembro. No momento, a TIM cobre 664 cidades com 4G em 2,5 GHz, mas segundo Capdeville esse número chegará a mil até o final do ano, podendo chegar a 2 mil cidades com LTE em 2017. “A gente investiu muito dinheiro nos 700 MHz (foram mais de R$ 3 bilhões), e quanto antes iniciarmos as operações na faixa, mais otimizado, mais rápido vamos conseguir recuperar esse investimento”, avalia.

O CTO da TIM acredita que com a ajuda dos 700 MHz a operadora consiga cobrir 93% da população brasileira com 4G – a estimativa original era de 90%.4

Interessante notar que hoje 54% dos acessos à rede de dados da TIM já se dão por smartphones 4G, mas não necessariamente acessando a rede LTE da operadora. “Apenas 35% se dão nas redes 4G, o restante usa redes 3G mesmo. Então temos um potencial grande para expandir na rede LTE”, revela.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor