Ligações interurbanas ficam 60% mais baratas em 587 municípios

OperadorasRedesRegulação
0 0 Sem Comentários

Ligações de longa distância entre municípios vizinhos passarão a ser tarifadas como chamadas locais a partir do próximo domingo, dia 30, quando se encerra para as concessionárias de telefonia fixa o prazo de implementação do novo Regulamento sobre Áreas Locais, publicado no início de maio.

Uma medida da Anatel determina que as ligações interurbanas de telefones fixos entre municípios vizinhos em 587 localidades passem a ser tarifadas como ligações locais a partir do próximo domingo, dia 30. São 281 municípios da Região Sul; 199 da Região Nordeste; 69 do Sudeste; e 38 municípios da Região Norte. A estimativa da Anatel é de uma redução de 60% nos custos para os consumidores nas ligações entre municípios vizinhos nos planos básicos locais das concessionárias de telefonia, considerando o valor de R$ 0,08 para o minuto local e o valor médio de R$ 0,20 para o minuto de longa distância nacional.

As alterações do Regulamento sobre Áreas Locais para a telefonia fixa foram publicadas no dia 3 de maio (Resolução Anatel nº 666/2016) e estabelecia um prazo de 180 dias para entrada em vigor da medida, que se encerra em 30 de outubro.

Dados da Anatel de junho deste ano apontam que 25,30% dos assinantes da Oi; 9,64% da Telefônica; 8,60% da CTBC Telecom, e 7,87% da Sercomtel utilizam os planos básicos de serviço.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor