Marketing digital: empresas ainda carecem de maturidade

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Pesquisa da Progress com mais de 700 profissionais de marketing mostra que processos manuais ainda são necessários para funcionamento de sistemas em 80% das empresas.

O nível de alinhamento entre tecnologia e processos para analisar dados de interação com o cliente de forma centralizada indicam o nível de maturidade do marketing digital nas empresas e, consequentemente, pavimenta o caminho para a transformação digital dos negócios. Um levantamento da Progress, entretanto, mostra que falta maturidade para as empresas quando o assunto é marketing digital.

Com mais de 700 profissionais de marketing entrevistados globalmente, o estudo “Digital Marketing Maturity: The Results Are In”, realizado pela Dimensional Research a pedido da Progress, mostra que em 80% dos casos, os processos manuais ainda são necessários para que os sistemas das empresas funcionem corretamente. Interessante notar que um estudo anterior da Progress indicava que 62% das empresas pesquisadas estavam em posição de “negação” sobre a necessidade de se transformar digitalmente.

A nova pesquisa usou como métrica a escala de maturidade do marketing digital definido pelo Digital Marketing Maturity Guide.

Para Svetozar Georgiev, vice-presidente sênior de plataformas de aplicação da Progress, “à medida que as tecnologias evoluem e os processos são digitalizados, a própria função do marketing e da experiência do cliente passa a ser transformada. Se esta transformação é eficaz depende muito da maturidade digital”. Ele acredita que as organizações necessitam otimizar, integrar e automatizar seus sistemas, além de demandarem uma verdadeira plataforma de análise para tirar proveito de grandes dados e, a partir daí, gerar conversões de negócios. “A implementação destas mudanças também lhes permitirá suportar verdadeiramente iniciativas de transformação digital de negócios”, completa.

O estudo conclui que o aprofundamento da integração de sistemas é necessário porque as empresas estão investindo em tecnologia para impulsionar os negócios, mas estas iniciativas serão muito mais bem sucedidas se elas alavancarem esses sistemas para a construção de uma visão holística do negócio. 63% dos entrevistados relataram que tinham dois ou três sistemas integrados em um processo descontínuo, enquanto 60% afirmaram ter a mesma quantidade integrada em tempo real.

Por outro lado, os processos manuais ainda são a norma: 56% das empresas têm apenas alguns ou nenhum de seus sistemas de marketing integrados e compartilhando dados, enquanto 80% relataram ser necessários processos manuais para os sistemas funcionarem corretamente.

Os entrevistados entendem a importância do analytics, com 69% relatando que sua solução de analytics estava totalmente integrada e podia ver tudo em um só lugar. E 87% usam big data e analytics para impactar as conversões, enquanto 70% o utilizam para melhorar a eficácia do programa de marketing.

A pesquisa ouviu profissionais de marketing de manufatura (20%), serviços financeiros (13%), varejo (13%), tecnologia (11%), serviços (10%) e saúde (7%), com o restante dos entrevistados sendo nas áreas de telecomunicações, hotelaria, energia e serviços públicos, organizações não governamentais e transporte. 77% dos entrevistados estão baseados na América do Norte (EUA / Canadá), somando-se aos representantes da região com representação de EMEA (Europa Oriente Médio e África) somando 20% e da região Ásia-Pacífico (3%).


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