Mercado de smartwatches despenca 51,6% no trimestre

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A Apple continua reinando no mercado de smartwatches, mas esse é um segmento que está ficando cada vez mais pequeno. De acordo com a nova pesquisa da IDC, as remessas de relógios inteligentes deram um tombo de 51,6% no terceiro trimestre. A Samsung está agora no terceiro lugar no ranking.

Os números são desoladores: as remessas totais de smartwatches atingiram 2,7 milhões de unidades, contra os 5,6 milhões no mesmo período do ano passado. A IDC sublinha que o declínio é muito significativo, mas faz algumas ressalvas – nomeadamente o ciclo de vendas do líder de mercado, Apple Watch.

É que o trimestre comparável de 2015 foi o primeiro em que o relógio da Apple chegou em força no varejo, após alguns meses de distribuição limitada. Por outro lado, a marca lançou a versão número dois do relógio apenas duas semanas antes do fim do trimestre.

“O forte declínio nos volumes de remessas de smartwatches reflete a forma como as plataformas e marcas estão se alinhando”, explica o diretor de pesquisa Ramón Llamas. Por exemplo, a Apple refrescou o sistema operacional watchOS, mas o lançou apenas com o relógio de segunda geração, no final de setembro.

a Google decidiu atrasar o Android Wear 2.0 e isso terá repercussões nos parceiros de hardware, que devem decidir se querem lançar smartwatches antes ou depois do Natal. O Gear S3 da Samsung, apresentando durante a feira europeia IFA, nem chegou no mercado. “Coletivamente, isso fez com que os fabricantes se suportassem em dispositivos mais antigos para satisfazer os consumidores.” Sem surpresa, então, as vendas mostraram a insatisfação dos clientes com as ofertas das marcas.

Por outro lado, o analista sênior Jitesh Ubrani refere que se tornou por demais evidente que os smartwatches não são apropriados para todo mundo. “Ter um objetivo e um caso de utilização claros é crucial, por isso muitos fabricantes estão se focando em fitness, pela sua simplicidade”, revela.

“No entanto, olhando em frente, diferenciar a experiência dos smartwatches do smartphone será chave, e estamos começando a ver alguns sinais disso com a integração de capacidade celular” nos relógios.

Quando ao ranking, é o seguinte:

1º. Apple – 1,1 milhões de relógios vendidos e 41,3% de quota

2º. Garmin – 0,6 milhões de relógios vendidos e 20,5% de quota

3º. Samsung – 0,4 milhões de relógios vendidos e 14,4% de quota

4º. Lenovo – 0,1 milhões de relógios vendidos e 3,4% de quota

5º. Pebble – 0,1 milhões de relógios vendidos e 3,2% de quota.

 


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