Netflix, Spotify e Twitter em baixo após ciberataque

Segurança
0 0 Sem Comentários

Vários gigantes da Internet sofreram hoje um apagão na Costa Este dos Estados Unidos após um ciberataque de larga escala. Twitter, Netflix, Spotify, SoundCloud, PayPal, Diqus, Airbnb, Tumblr, GitHub, Reddit, Vox Media, até o New York Times, foram afetados.

O ciberataque ocorreu às primeiras horas da manhã na Costa Este e foi perpetrado através de um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS, distributed denial of service) lançado contra a Dyn, que gere nomes de domínio e alojamento.

Em um update publicado em seu site, a Dyn informou que estava “monitorando e mitigando” o ciberataque DDoS contra sua infraestrutura Dyn Managed DNS. “Alguns clientes poderão sofrer um acréscimo na latência e propagação local demorada durante esse período”, avisou.

Duas horas depois, a firma dava mais informações: “Esse ataque está tendo impacto sobretudo na Costa Este e afeta os clientes de Managed DNS nessa região.” Os técnicos da empresa conseguiram mitigar a ocorrência e reestabelecer a normalidade cerca de duas horas e meia após a descoberta do ciberataque.

 

Mas não foi só a Dyn que sofreu perturbações. Também a Amazon, que aloja sites como o Netflix através do Amazon Web Services (AWS), teve problemas na mesma região na manhã de sexta-feira. A gigante informou que estava sofrendo um problema relacionado ao “hostname” e não é claro se tem conexão ao ataque da Dyn.

Não ficou claro quem esteve por detrás do ciberataque e quais suas intenções. A lista de sites que foram afetados é longa.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor