Raisecom lança rede de fibras compartilhadas GPON 10 vezes mais econômica

NegóciosOperadorasRedes

Nova tecnologia torna economicamente viável a instalação de uma rede triple play GPON para até menos de mil assinantes.

A novidade que a Raisecom levará para a Futurecom, que acontece na próxima semana em São Paulo, é um sistema de fibras compartilhadas no padrão GPON que promete ser dez vezes mais econômica que uma rede GPON tradicional. Segundo a Raisecom, o novo sistema “torna economicamente viável a oferta de serviços ricos, como TV sob demanda, Internet das Coisas e tráfego multiprocessado para áreas de baixa densidade de residências ou empresas”.

As redes triple play GPON, tradicionalmente só se tornavam viáveis a partir de milhares de usuários, mas a solução da Raisecom pode ser instalada para menos de mil clientes. “Isto irá repercutir numa popularização mais rápida e mais econômica de serviços como TV sob demanda, multiprocessamento de dados geograficamente dispersos, interações intensivas como máquina-a-máquina (M2M), exploração em massa de apps móveis interativos e conexões de Internet das Coisas (IoT)”, diz a empresa.

Ela avalia que com as novas redes, a instalação de GPON pode também ser considerada como uma opção concreta para projetos governamentais como o programa brasileiro de “Cidades Digitais”, que visa a digitalização de serviços em municípios de todos os portes.

A empresa avalia que o mercado de infraestruturas de fibra movimentem US$ 18 bilhões ao ano, mas com tendência a superar os US$ 40 bilhões por volta de 2022.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor