São Paulo recebe evento sobre cidades inteligentes

InovaçãoTecnologia Verde
0 1 Sem Comentários

Acontece esta semana, em São Caetano do Sul, a palestra “City Smartup: Tropicalizando o Conceito de Cidades Inteligentes”, proferida por Renato de Castro.

O especialista em cidades digitais vem ao Brasil especialmente para apresentar os cases reais serão pautados pelas novas tendências de desenvolvimento sustentável nas localidades de todo o mundo que caracterizam o conceito prático de cidades inteligentes.

O evento irá acontecer no Teatro Santos Dumont e é organizado pela Corporativus e apresentado pela Midiamap, ambas empresas do Grande ABC. A motivação para a palestra é a evolução dos debates no mundo sobre como superar os problemas das cidades, em virtude do crescimento desenfreado da sua população urbana. Gestão dos recursos naturais, condições climáticas e ambientais, políticas industriais e o poder econômico desenharam as cidades que temos hoje e influenciaram diretamente o nosso estilo de vida urbano. De acordo com a ONU, em 2030 teremos mais de 70% do total da população da terra vivendo em centros urbanos, o que influenciará dramaticamente as nossas vidas.

Visando minimizar este problema, testemunhamos forte tendência em ambos setores, público e privado para o desenvolvimento das chamadas cidades inteligentes. O conceito principal de uma cidade inteligente vai além da reestruturação arquitetônica, passa principalmente pelo uso da tecnologia da informação e comunicação em desenvolver soluções para os problemas urbanos e aumentar a qualidade de vida dos cidadãos.

Apesar de ser um conceito relativamente recente, Smart City já se consolidou como assunto fundamental na discussão global sobre o desenvolvimento sustentável. Ao invés de definir que cidades devem ou não ser consideradas inteligentes, é construtivo se pensar nas atividades e fatores que podem tornar uma cidade mais inteligente. Essa é a proposta do evento realizado pela Corporativus e apresentado pela Midiamap, dizem os organizadores.

A palestra terá início às 20h do dia 06 de outubro. Mais informação aqui.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor