Tesla vai ter rede de carros tipo Uber em 2017

InovaçãoTecnologia Verde
0 0 Sem Comentários

Após ter anunciado que todos os carros em produção já terão hardware para permitir total autonomia, a Tesla revelou, quase inadvertidamente, que terá uma rede de transportes tipo Uber.

Se chamará Tesla Network e sua criação foi notada no texto do disclaimer da montadora quanto a funcionalidade autônoma de seus próximos veículos.

É que tanto o Model S como o Model X que estão sendo produzidos já terão um novo sistema de hardware autônomo, que inclui oito câmeras 360º, super computador de bordo e tecnologias avançadas, como radar e sonar. Os consumidores interessados já podem fazer suas reservas desses carros em produção, e no disclaimer vem o detalhe da Tesla Network.

“Por favor, note que a funcionalidade de direção autônoma depende de validação extensa de software e aprovação regulatória, que poderá variar conforme a jurisdição”, avisa a montadora. “Por favor, note também que não tem problema de usar um carro autônomo Tesla para partilhar viagens com amigos e família, mas fazer isso com o objetivo de ganhar dinheiro só será permitido dentro da Tesla Network, detalhes da qual serão revelados no próximo ano.”

Então, o motorista que estiver pensando em pegar um carro autônomo e faturar na Uber ou na Lyft pode ir mudando de ideia.

O que a montadora admite nesse aviso é que está preparando um serviço concorrente da Uber já para o próximo ano. Não é uma surpresa enorme, visto que o CEO Elon Musk havia falado nesse plano no verão, quando apresentou seu “plano mestre” para a sustentabilidade da mobilidade no futuro.

O que o mercado achará disso? Em uma nota a investidores, o analista do Barclays Brian Johnson escreveu que isso “excitará o mercado”, mas é uma proposta cara. “Apesar de a gente considerar que esse modelo é o futuro da mobilidade de massas, temos alguns receios financeiros com relação a ideia de uma frota detida pelo OEM”, escreveu.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor