Vendas do iPhone caem 5% no trimestre de setembro

EscritórioMacMobilidadeSmartphonesTablets
0 0 Sem Comentários

Pelo terceiro trimestre consecutivo, as vendas do iPhone caíram outra vez. A Apple anunciou os resultados de seu quarto trimestre fiscal, findo a 27 de setembro, e voltou a desapontar o mercado.

Quase todos os indicadores tiveram acento negativo nesse período. A marca vendeu pouco mais de 45,5 milhões de iPhones, o que representou menos 5% em unidades e 13% em faturação. Isso é o indicador fundamental para a empresa, porque o iPhone continua pesando cerca de metade do total de receitas da Apple.

A China foi responsável pela quebra generalizada, já que as vendas no país asiático despencaram 30%. Mas não foi apenas no iPhone: também o iPad e o Mac registraram uma performance ruim, com quebras de 6% e 14% respetivamente.

No que respeita ao volume de negócios, a redução foi de 9%, para US$ 46,8 bilhões, enquanto os lucros encolheram para US$ 9 bilhões.

O único sinal positivo foi no segmento de Serviços, o que inclui Apple Care e Apple Pay, que cresceu 24% e atingiu um recorde de US$ 6,3 bilhões.

Não que o mercado esperasse muito melhor.  Os dois novos iPhone 7 contaram para menos de duas semanas no trimestre, pelo que não dá para perceber seu sucesso; o mesmo para a segunda versão do Apple Watch. Quanto aos computadores Mac, está marcada para amanhã uma conferência de apresentação que deverá refrescar esta linha. Basicamente, a Apple não tinha nada de significativo para mostrar na maior parte do trimestre, e os consumidores responderam a isso.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor