Conferência Web.br foca na Internet das Coisas na Web

Inovação
0 0 Sem Comentários

A Internet das Coisas na Web (IoTw) é a temática central das discussões da Conferência Web.br 2016, que vai decorrer na próxima semana em São Paulo. Esse é o principal espaço brasileiro sobre tendências e boas práticas de desenvolvimento Web.

A Conferência Web.br é promovida pelo escritório brasileiro do World Wide Web Consortium (W3C Brasil) e realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Apesar do foco em Internet das Coisas na Web, haverá outros temas em destaque.

As inscrições terminam hoje, mas poderão ser feitas presencialmente no dia do evento, que será realizado nos dias 13 e 14 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças. Contará com a presença de renomados especialistas nacionais e internacionais como Bert Bos, um dos inventores do CSS; Dave Raggett, à frente do grupo de trabalho de Web das Coisas do W3C; Riichiro Mizoguchi, do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia do Japão, e Claudia Melo, professora adjunta da Universidade de Brasília (UnB).

Além das apresentações no palco principal, o encontro tem extensa programação dividida em cinco trilhas que vão além do debate sobre Web das Coisas – que permite a inserção e interação das pessoas com todos os dispositivos conectados na Internet. Tópicos como dados na Web, compras  online,  design thinking, acessibilidade na Web, games, aplicações Web, ataques DDoS, segurança e privacidade serão debatidos por profissionais com experiência nessas áreas de atuação e reconhecidos pela comunidade Web.

Vagner Diniz, gerente do W3C Brasil, destaca a importância da conferência como ambiente de networking e aprendizado a partir da interação entre os participantes. “O encontro reúne a cada ano, desde 2009, centenas de entusiastas que buscam não só ampliar o conhecimento sobre a Web, aperfeiçoar suas habilidades, mas também compartilhar experiências profissionais.” O executivo diz que a Web.br “respira inovação e colaboração” e se transformou no ponto de encontro entre pessoas de diferentes perfis que têm um objetivo em comum: promover a evolução da Web. Não é por acaso que a Internet das Coisas na Web, algo que está em pleno desenvolvimento, é o ponto central desse ano.

Exemplificando algumas destas atividades, neste ano a conferência terá a apresentação de Andre Garzia (Mozilla) sobre a Tessel 2, placa de prototipagem eletrônica que promete facilitar o desenvolvimento de soluções para o universo da Web das Coisas, e Marina Limeira (Tidy), que levará ao palco da Web.br os NodeBots, robôs com JavaScript.

A programação traz ainda a experiência de Singapura com Stella Hiroki (PUC-SP) falando sobre Smart Cities, e Luciana Terceiro e Natalí Garcia (cofundadoras do Coletivo Mola) explicando o design thinking na prática. A Web.br reserva ainda palestras sobre Dados Abertos Conectados, acessibilidade na Web e UX (User Experience).


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor