Blockchain: 65% dos bancos esperam adotar tecnologia em até três anos

FinançasInovaçãoNegócios
0 7 Sem Comentários

A tecnologia Blockchain veio para ficar e as instituições financeiras miram cada vez mais a adoção destas soluções para criar novos modelos de negócios e se prepararem para os processos de disrupção do setor. Segundo o novo estudo do IBV (IBM Institute for Business Value), 65% dos bancos esperam ter soluções de blockchain em produção nos próximos três anos.

Na prática, soluções de blockchain servem para realizar transações com valores, sejam financeiros ou não, dentro de um sistema seguro, envolvendo operações com bancos e cartórios. O estudo do IBV mostra que soluções comerciais para a área de finanças estão sendo rapidamente adotadas por bancos e instituições financeiras de forma mais rápida do que o previsto inicialmente.

A pesquisa, que foi dividida em duas partes, revela que 15% dos bancos e 14% das instituições financeiras entrevistadas pretendem implementar já em 2017 as soluções comerciais de blockchain em grande escala. O estudo também apontou que mais de 70% dos pioneiros na adoção da tecnologia estão priorizando os esforços em blockchain para quebrar as barreiras atuais, com o intuito de desenvolverem novos modelos de negócio e para atingir novos mercados e consumidores. Estes desbravadores estão melhores posicionados frente à concorrência, que inclui companhias que já nasceram disruptivas, como as fintechs, diz o IBV.

Para sete de cada 10 instituições financeiras vanguardistas entrevistadas, o uso de blockchain já pode ser aplicado a quatro áreas estratégicas: compensação e liquidação, pagamentos de grande montantes, equidade e emissão de dívidas, dados transacionais.

Pioneiros bancários no blockchain

Segundo o estudo da IBM, os pioneiros acreditam que esta tecnologia representa a criação de novos modelos de negócio e o acesso a outros mercados. Esperam que os benefícios tenham impacto em diversas áreas de negócios, incluindo pagamentos no varejo (80%) e empréstimo (79%).

Quando questionados sobre os potenciais usos da tecnologia, 80% identificaram financiamento de comércio, empréstimos comerciais e índices de referência. O mesmo público concorda que as barreiras que impedem a mais rápida evolução da tecnologia são as restrições regulatórias (56%), imaturidade tecnológica (54%) e retorno de investimento (52%).

O primeiro levantamento, Leading the Pack in Blockchain Banking: Trailblazers Set the Pace (1)” foi realizado com 200 bancos globais. O segundo, “Blockchain Rewires Financial Markets: Trailblazers Take the Lead (2), foi realizado com 200 instituições financeiras globais.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor