Cisco lança plataforma digital de compartilhamento de dados

CloudEmpresasNegócios
0 0 Sem Comentários

A Cisco está apresentando esta semana na feira Smart City Expo World Congress 2016, em Barcelona, um serviço de cloud concebido para ajudar os gestores urbanos a tirar maior partido dos dados em tempo real.

Denominada Cisco Smart+Connected Digital Platform, a plataforma na nuvem permite às cidades beneficiarem da Internet das Coisas (IoT), compilando de forma segura dados provenientes de sensores, câmeras, dispositivos móveis e outros objetos conectados de múltiplos fornecedores.

Durante toda a semana, a gigante estadunidense está fazendo demonstrações do funcionamento da plataforma digital em seu stand, com foco nas cidades que já estão tirando partido da tecnologia: Kansas City (Missouri, Estados Unidos), Jaipur (Índia), Copenhaga (Dinamarca) e Adelaide (Austrália).

A empresa refere que a análise dos dados compilados em tempo real “facilita a tomada de decisões para que os departamentos e agências urbanas possam melhorar sua eficiência operacional, reduzir custos e aumentar as fontes de receita em diferentes segmentos.” É o caso de iluminação e estacionamento inteligentes, gestão do tráfego, de resíduos e meio ambiente, vigilância e segurança, entre outros serviços urbanos.

“As administrações e agências locais podem também partilhar os dados com outras agências – além dos cidadãos, visitantes e empresas – para eliminar barreiras”, indica a Cisco. “Ao integrar os dados de forma segura, podem tomar-se decisões e forma plenamente informada, com maior rapidez e de forma eficaz.”

Um exemplo é o dos departamentos de tráfego, que podem utilizar aplicativos de terceiros e a API aberta da Smart+Connected Digital Platform para visualizar os dados compilados tanto dentro como fora de seu departamento. Acessando os dados das câmeras de tráfego, e também aos dados provenientes dos sensores de meio ambiente, podem ser tomadas medidas para evitar congestionamento, reduzir a poluição ou atuar rapidamente em caso de emergência. 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor