Cyber Monday: dicas para compras seguras, segundo a IBM

CyberwarE-commercee-MarketingSegurança
0 0 1 Comentário

Hoje é a Cyber Monday, o maior dia de compras online do ano, com 36% de todos os usuários de e-commerce planejando aproveitar a queima. Também os cibercriminosos estão de olho na euforia dos cibernautas e é por isso que os investigadores da IBM X-Force emitiram uma série de recomendações de segurança.

A IBM X-Force já registrou atividade criminosa envolvendo malware em emails disfarçados de ofertas, descontos para Cyber Monday e dados de rastreamento de encomendas. Quando o usuário clica no link de rastreamento, inicia o download de malware como o Locky Ransomware em vez de ser direcionado ao site do varejista. Esse ataque específico de phishing representou 45% de toda a atividade maliciosa monitorada pela IBM X-Force em um dado momento.

“Os consumidores precisam ser diligentes durante a época de compras”, avisa  Caleb Barlow, vice-presidente da IBM Security. “Os cibercriminosos estão tentando que os consumidores cliquem em links suspeitos em troca de descontos, aguçando sua curiosidade. Você tem que seguir regras básicas para manter sua segurança na época natalícia”.

Essas são as dicas dos investigadores IBM para compras em segurança durante a Cyber Monday:

  • Cuidado com emails de rastreamento de encomendas: o Locky Ransomware está sendo massivamente distribuído através desse meio.
  • Atenção a cupões com códigos de desconto: Se o desconto parece bom demais para ser verdade, talvez não seja mesmo. Códigos promocionais de fontes desconhecidas são perigosos. Ao invés de clicar em links para Cyber Monday, copie o código use diretamente no site do varejista.
  • Use cartão de crédito e não de débito: O cartão de crédito oferece mais proteção se for comprometido.
  • Use senhas únicas para cada varejista online: Nunca reutilize a mesma senha em sites diferentes, especialmente varejistas. Crie uma “frase-senha” para cada site.
  • Se estiver trabalhando, não utilize o endereço de email corporativo para compras, na Cyber Monday ou qualquer outro dia. Jamais use a mesma senha de seu login na empresa.
  • Utiilize apenas aplicativos de confiança: Baixe apenas aplicativos de compras de lojas de confiança, como iTunes e Google Play. Desconfie de aplicativos que prometem cupões de desconto; confira as avaliações e comentários do app.
  • Crie um endereço de email específico para compras online: ter um email separado para varejistas é boa ideia e irá proteger sua conta principal.
  • Não salve sua informação: Rejeite a opção de salvar sua informação em sites de varejistas e browsers, mesmo que isso torne seu processo de compra mais lento de cada vez.
  • Seja criativo nas perguntas de segurança da senha: Assegure-se de que a pergunta que vai colocar para que sua senha possa ser recuperada não é de informação pública – por exemplo, em que rua você cresceu. É preferível algo como filme ou comida favorita.

Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor