Delphi e Mobileye usarão chip Intel para sistema de carros autônomos

Inovação
0 0 Sem Comentários

A fabricante britânica Delphi Automotive e a tecnológica israelense Mobileye usarão chips Intel em seu sistema conjunto de carros autônomos, que deverá estar pronto em 2019.

As empresas anunciaram a escolha da Intel em uma entrevista com a agência Reuters. A parceria para carros autônomos havia sido inicialmente formalizada em agosto. São ótimas notícias para a maior fabricante de processadores do mundo, que está empenhada em ganhar território nesse novo setor de carros conectados, autônomos e semi-autônomos.

A Intel vai assim fornecer um “system on chip” para os sistemas que a Delphi e a Mobileye estão desenvolvendo em conjunto. Isso mesmo foi dito pelo vice-presidente de engenharia da Delphi, Glen De Vos.

A empresa britânica está conversando com montadoras já estabelecidas, bem como startups do setor, que possam estar interessadas nesse novo sistema. A intenção da Delphi e da Mobileye é lançá-lo primeiramente com veículos comerciais operando em áreas limitadas – por exemplo, um ônibus no aeroporto ou um serviço de carona como Uber.

Aliás, Uber e Lyft são duas das empresas na linha da frente de desenvolvimento desse mercado.

A Delphi está testando a tecnologia autônoma em veículos em Singapura. No final de 2016, a empresa planeja escolher uma cidade nos Estados Unidos para lançar uma frota de teste que irá funcionar no próximo ano. De Vos disse também que está buscando um local de testes em uma cidade europeia.

O sistema das empresas será demonstrado durante o CES 2017, logo no início do ano em Las Vegas. Entre as tecnologias usadas está o LIDAR, que nesse momento é muito caro para utilização em veículos comerciais.

A Intel está trabalhando também com a BMW e a Mobileye em tecnologias autonômas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor