E-commerce via smartphone cresce 170% no Brasil

E-commercee-MarketingMobilidadeSistema OperacionalSmartphones
0 0 Sem Comentários

Em 2016, o número de usuários brasileiros que usaram o smartphone para e-commerce teve um crescimento de 170%, enquanto o desktop cresceu aproximadamente 50%. São dados de um levantamento realizado pelo Cuponomia, site que reúne cupons de desconto dos principais players do comércio eletrônico do país.

De acordo com análise da empresa, a otimização dos sites de e-commerce, aliada à praticidade de realizar compras por dispositivos móveis, tem contribuído para o crescimento exponencial do número de compras realizadas via smartphone. O estudo avaliou um espaço amostral de seis meses, que contemplou mais de 1 milhão de usuários da plataforma.

Quando analisado o perfil dos usuários de smartphone no e-commerce, a pesquisa mostra que a intensidade de compras realizadas varia de acordo com o horário e dispositivos utilizados. No caso dos smartphones, o maior volume de compras ocorre no período noturno, entre 19h e 22h. Já no desktop, o pico de compras acontece entre as 10h e 14h.

Entre os consumidores que utilizam cupons de desconto, os usuários de smartphone demonstram maior interesse por produtos específicos. Três em cada quatro cupons de descontos utilizados no e-commerce correspondem às cinco principais categorias: lojas de departamentos (26%), alimentos e bebidas (18%), moda e acessórios (12%), esportes (10%), perfumes e cosméticos (8%), outros seguimentos (26%).

A pesquisa mostra ainda que o Sudeste concentra a maior parte dos consumidores mobile, com 68%, seguido pelo Nordeste (15%), Sul (9%), Centro-Oeste (6%) e Norte (2%).

Sistema operacional

Os dispositivos com sistema Android detêm maior representatividade de acesso ao e-commerce, com 72%, seguido pelo iOS (24%) e Windows Phone (4%). O Android domina o mercado digital no Brasil também em número de usuários e de cupons de descontos retirados e em volume de compras.

Mas tem alguns detalhes interessantes: quando comparado o volume de vendas em relação ao número de usuários por dispositivo, usuários do sistema operacional iOS (iPhone) compram 35% a mais no e-commerce que usuários de Android. No entanto, quando comparado apenas aos celulares com sistema Android considerados modelos top de linha, existe a mesma propensão de compras e o mesmo potencial de tíquete médio entre os usuários.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor