Empresas brasileiras têm um quarto da produtividade das norte-americanas

Gestão
1 2 Sem Comentários

A baixa produtividade é um desafio a ser superado pela maioria das empresas no Brasil. É o que aponta um levantamento do The Conference Board, segundo o qual as companhias brasileiras alcançam apenas 24% da produtividade das empresas norte-americanas.

É um problema generalizado no País, que o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, está tentando mitigar com o programa Brasil Mais Produtivo. O aumento da produtividade é, aliás, um dos grandes focos em tempo de crise.

Nesse contexto, tornar a administração mais eficiente é um modo de destacar a empresa no mercado. Os softwares de gestão são uma das ferramentas cada vez mais adotadas para melhorar a produtividade da empresa. Confira abaixo quatro pontos que mostram como essa tecnologia pode impulsionar seu negócio, de acordo com a provedora de soluções de gestão Sage. 

1. Processos: os softwares ajudam na sistematização de processos, na revisão e na garantia de permanência de um modelo em longo prazo, tornando o controle mais prático e eficiente. Com isso, a empresa ganha agilidade na execução das tarefas rotineiras, norteadas por boas práticas; maior facilidade para multiplicar o conhecimento entre os funcionários e, por fim, a melhora nos níveis de qualidade do serviço prestado.

2. Assertividade: os sistemas de gestão mais modernos já são capazes de integrar as demandas e processos de todos os departamentos da empresa, permitindo que indicadores de desempenho sejam acompanhados, em tempo real, com facilidade. Permite ainda que os gestores otimizem o tempo de trabalho e tomem decisões mais assertivas, baseadas em dados. 

3. Segurança: muitas empresas, sobretudo os pequenos negócios, fazem o controle de toda movimentação financeira apenas por planilhas, o que gera grande chance para a ocorrência de erros. Reunir os dados da empresa em uma mesma ferramenta representa segurança para que um controle correto das informações seja feito e decisões adequadas possam ser tomadas.

4. Custo: os sistemas de gestão podem ainda ajudar a produzir mais com um investimento reduzido. Isso ocorre porque, à medida que os processos administrativos são ajustados, é possível ter uma visão real das operações da empresa e otimizar os custos de diferentes áreas, como estoque, gestão de clientes e custos de manutenção.

Tendo em conta o problema de produtividade, os softwares de gestão podem ajudar a simplificar a operação e tornar o negócio mais rentável. 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor