Facebook pausa compartilhamento de dados do Whatsapp no Reino Unido

e-MarketingLegalPublicidadeRedes SociaisRegulação
0 0 Sem Comentários

O Facebook concordou em pausar o compartilhamento de dados para fins de publicidade no território britânico seguindo o pedido do Information Commisioner Office que investiga as mudanças na política de privacidade do WhatsApp do final de agosto.

O Facebook concordou em suspender toda a coleta e compartilhamento de dados de usuários do Whatsapp no Reino Unido, acatando o pedido do Information Commissioner Office que investiga as mudanças na política de privacidade do aplicativo de mensagens anunciadas no final de agosto.

Em um post, a comissária Elizabeth Denham informou que o Facebook concordou em pausar o compartilhamento de dados e lembrou que a Comissão de Informação britânica iniciou suas investigações há cerca de oito semanas por temer que os mais de 1 bilhão de usuários do WhatsApp não estejam propriamente protegidos. Ela defendeu que os usuários devem ter o controle sobre suas informações pessoais a todo o tempo, não apenas na janela de 30 dias que o WhatsApp concedeu para que os usuários pudessem desabilitar o compartilhamento com o Facebook.

“Agora pedimos que Facebook e WhatsApp assinem um compromisso para melhor explicar aos seus consumidores como seus dados serão usados e que deem a eles controle permanente sobre essa informação. Também queremos que os indivíduos tenham a oportunidade de escolha clara antes que o Facebook comece a usar suas informações e que possam mudar essa decisão em qualquer ponto no futuro. Achamos que os consumidores merecer um nível maior de informação e proteção, mas até agora Facebook e WhatsApp não concordaram”, disse. E a comissária alerta: “Se o Facebook começar a usar os dados sem um consentimento válido, poderá enfrentar a força de ação do meu escritório”.

Alemanha e a Comissão Europeia também proibiram o compartilhamento de informações enquanto investigam Facebook e WhatsApp.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor