Mastercard anuncia solução de pagamento com dados biométricos no Brasil

E-commercee-Marketinge-PaymentInovação

Durante o 5º Fórum Anual de Inovação para América Latina, que se realiza até amanhã em Miami, a Mastercard anunciou os resultados de sua pesquisa sobre atitude dos consumidores em relação à segurança dos pagamentos eletrônicos assim como a disponibilização do Mastercard Identity Check, um aplicativo que usa dados biométricos para verificar a identidade do titular do cartão.

O levantamento realizado pela Mastercard sobre segurança e proteção envolveu consumidores na América Latina, EUA e Canadá. Valério Murta, Vice-presidente de Produtos para a MasterCard Brasil e Cone Sul, revelou que 64% dos brasileiros inquiridos na pesquisa preferem pagamentos com cartões de crédito e débito pois são mais seguros do que dinheiro por terem opção contra furto e fraude.

Um dos dados chave foi que 91% dos inquiridos têm preocupação com roubo ou vazamento de informações financeiras e estão receptivos às novas tecnologias de pagamento mas apesar de darem importância à segurança, 61% não mudam suas senhas regularmente para acessar contas online. Esse valor é muito semelhante quando olhamos para toda a América Latina, 62%.

Os dados mostram ainda que 85% dos entrevistados gostariam que todas as empresas e lojas aceitassem pagamentos contacless , o que constitui o valor mais alto da região.

Outra conclusão da pesquisa é que os consumidores brasileiros estão abertos aos novos meios de pagamento e receptivos a testar novas tecnologias: nove em cada 10 brasileiros (90%) estão dispostos a tomar as medidas necessárias para incorporar as novas tecnologias de pagamentos, como biometria, aplicativos digitais ou meios de pagamento sem contato (contactless) e confiam que as soluções digitais móveis protegem suas informações financeiras.

Valério Murta indicou que o foco da empresa é o consumidor e que “inovação, tecnologia  e segurança são pilares estratégicos” para a Mastercard.

Tudo isso levou ao anúncio, hoje, do lançamento da solução Identity Check Mobile no Brasil e no México para compras online seja no celular, no tablet ou no computador.

“Essa solução é baseada num aplicativo e tem dois tipos de função, ela consegue utilizar a biometria através da impressão digital ou através de reconhecimento facial, usando uma selfie, por exemplo” indicou o executivo.  “A Mastercard está disponibilizando, a partir de hoje, uma inovação que vai de encontro a tudo o vimos na pesquisa”, acrescentou.

A autenticação do pagamento é, assim, simplificada e elimina a necessidade de os portadores de cartão lembrarem de senhas. Valério Murta assegurou que esta nova forma de pagar é muito segura pois a Mastercard usa “várias camadas de segurança” e a biometria passa a ser só mais uma.

A solução vai estar disponível em cartões de débito, crédito e pré-pago para consumidores tanto pessoa física como pessoa jurídica. Apesar do anúncio, ainda não é possível usar essa forma de autenticação no Brasil mas a Mastercard espera ter o Identity Check Mobile implantado já com emissores no primeiro trimestre de 2017.

O Identity Check  já existe em 14 países – Estados Unidos, Canadá, Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Hungria, Holanda, Noruega, Espanha, Suécia e Reino Unido – e a empresa de pagamentos disse que quer trazer aos brasileiros toda a  experiência positiva desses outros consumidores.

Assista ao vídeo que explica como funciona a solução: 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor