Mozilla lança prêmio para levar internet aos desconectados

Inovação

A Mozilla anunciou o lançamento do desafio Global Equal Rating Innovation, focado na identificação de novas soluções criativas para conectar os desconectados. Os melhores projetos irão dividir um prêmio de US$ 250 mil.

As soluções que a Mozilla procura incentivar podem variar de produtos de consumo e novos serviços móveis, novos modelos de negócios e propostas de infraestrutura. O prêmio funcionará como um financiamento e terá a orientação de especialistas para trazer essas soluções ao mercado.

O objetivo é contribuir para desmontar a “barreira digital”, que continua sendo uma realidade clara e persistente, mesmo no mundo conectado. Mais de 4 bilhões de pessoas ainda não têm acesso à rede, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Algumas pessoas deste grupo não têm a infraestrutura necessária para realizar o acesso, ou não acreditam na existência de conteúdos digitais relevantes no seu idioma. As mulheres também são menos propensas a acessar e usar a Internet, representando somente 37% dos internautas ativos, em comparação com 59% de homens, com base em pesquisas realizadas pela Fundação World Wide Web.

Por acreditar que a Internet é ainda mais poderosa quando qualquer um pode participar igualmente, independentemente do sexo, renda ou localização geográfica, a chairwoman da Mozilla Mitchell Baker cunhou o termo “equal rating” em 2015. A organização participou também da criação da legislação em favor da neutralidade da rede nos Estados Unidos, Europa e Índia. Hoje, a equipe de Open Innovation da Mozilla quer injetar um novo pensamento prático.

O desafio envolve empresários, designers, investigadores e inovadores de todo o mundo para sugerir pensamentos criativos, atraentes e escaláveis que promovam o meio digital, e forneçam acesso a preços competitivos para a gama completa de Internet aberta. Em particular, propostas baseadas no conhecimento e experiência local terão destaque.

O prêmio no valor de US$ 250 mil será dividido em três categorias:
•    Melhor proposta (métrica-chave: escalabilidade)
•    Melhor proposta finalista
•    Solução singular (métrica-chave: alto potencial de retorno)

O financiamento vai ajudar os vencedores a entrarem no mercado com um produto de consumo ou o suficiente para encontrar e liberar mais verba para apoio a novos projetos de infraestrutura.

As inscrições podem ser feitas de 1 de novembro de 2016 a 6 de janeiro de 2017. Todos os projetos inscritos serão avaliados por um grupo externo de peritos, em janeiro. Aqueles selecionados como semifinalistas receberão orientação para os seus projetos antes de apresentar suas ideias no início de março. Os vencedores serão anunciados no final de março de 2017.

No site Equal Rating há conteúdo educacional e informações gerais para suportar o desafio. Os usuários podem acessar estatísticas relevantes que humanizam esta questão e ver como a conectividade influencia a dinâmica de gênero, educação, economia e uma ampla gama de questões sociais. A seção de relatórios investiga as diferentes posições do debate atual. Nas próximas semanas, após o lançamento realizado, acontece uma série de webinars para informar aos potenciais participantes sobre os detalhes do desafio, além de responder a todas as possíveis questões existentes.


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