Óculos VR para smartphone serão metade das remessas da indústria

InovaçãoVestíveis
0 0 Sem Comentários

Os headsets de realidade virtual que funcionam com a colocação do smartphone vão dominar metade das remessas de todo o mercado VR em 2021, diz a Juniper Research. No entanto, seu baixo valor fará com que representem apenas 7% da receita da indústria.

Quase 60 milhões de óculos VR para smartphone serão vendidos dentro de cinco anos, o que representa um salto de 240% comparado aos 16,8 milhões de  2016. Mas em termos de receita, o impacto desse hardware é muito pequeno.

Embora milhões de consumidores já estejam usando realidade virtual em óculos VR para smartphone – por exemplo, Google Cardboard e Samsung Gear VR – os desenvolvedores precisam ir além dos apps simples que estão disponíveis, avisa a pesquisa. De outra forma, será difícil manter os usuários engajados.

O relatório também indica que o mercado atual, com conteúdos de baixo preço ou gratuitos, irá impactar as expectativas de custo no futuro. Muitas demos e games por menos de US$ 30 estão disponíveis inclusive para PC; ou seja, apenas nas consoles os games serão mais caros.

Esse é também um problema para o VR baseado em smartphone, porque apenas 5% dos apps baixados pelos usuários são pagos. As compras dentro do app são muito mais comuns. O que a Juniper Research prevê é que esse mercado se torne dependente de um pequeno número de usuários que gastam muito dinheiro – ao contrário do PC e da console, em que a maioria dos games tem de ser paga.

“Muitos consumidores vão tentar a plataforma porque o hardware é relativamente barato, e depois abandoná-la devido à baixa qualidade so conteúdo gratuito”, afirma o autor da pesquisa, James Moar, avisando para os perigos de um mercado “fremium” nos óculos VR para smartphone.

“A melhor oportunidade para realidade virtual no smartphone é providenciar a subscrição de conteúdos, desde filmes e séries a notícias, para suplementar os serviços online já existentes.”

O whitepaper Virtual Reality: Virtually Here está disponível no site da Juniper.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor