Padtec e Universidade Federal do Ceará inauguram laboratório de redes ópticas

EmpresasInovaçãoNegóciosRedes

Trata-se do primeiro laboratório de redes de alta velocidade em universidades nas regiões Norte e Nordeste.

A fornecedora brasileira de soluções ópticas Padtec anunciou a construção do seu primeiro laboratório de Redes de Alta Capacidade nas Regiões Norte e Nordeste em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). O laboratório fará a capacitação e oferecerá treinamentos para estudantes de redes ópticas de telecomunicações nas tecnologia DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing). Os estudantes aprenderão desde a aplicação de testes em diferentes tipos de redes – como a VPN (Virtual Private Network) – à manutenção, configuração e gerenciamento de sistemas de alta velocidade. O laboratório está localizado no campus de Quixadá da UFC.

Entre os equipamentos fornecidos pela Padtec para o laboratório estão amplificadores ópticos e transponders de 10 Gb/s de 4U e uma bancada de desenvolvimento com placas abertas.

“Com essa parceria, a Padtec espera contribuir para o futuro profissional dos estudantes da universidade, que terão a oportunidade de estar em contato com o que há de mais inovador em equipamentos de redes ópticas de telecomunicações”, afirma Manuel Andrade, CEO da Padtec. Para Davi Romero de Vasconcelos, diretor da UFC em Quixadá, a parceria com a Padtec oferecerá aos alunos “a experiência em situações reais, com sistemas idênticos aos utilizados comercialmente, o que resultará em melhor qualificação e desempenho desse aluno no mercado de trabalho”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor