Receitas e volume de serviços de telecom voltam a cair em setembro; de TI crescem

EmpresasFinançasNegócios
0 0 Sem Comentários

Ainda que os serviços de TI tenham crescido 3,9% em setembro, essa alta não foi suficiente para compensar a queda de telecom e de serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias, que também caíram: 8%.

A Pesquisa Mensal de Serviços com ajuste sazonal do IBGE divulgada nesta quarta-feira, 16, mostrou que o setor de serviços de telecomunicações voltou a registrar queda em setembro. Os serviços de TI, por outro lado, cresceram.

De acordo com os indicadores, na série livre de influências sazonais, o volume de serviços como um todo recuou 0,3% em setembro na comparação com o mês de agosto, quando haviam registrado queda de 1,4% e alta de 0,6% em julho. Na comparação com setembro de 2015, queda de 4,9%, a maior de setembro desde que a série foi iniciada, em janeiro de 2012, e a 18ª taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação. O acumulado nos nove meses desse ano, recuo de -4,7%, enquanto que nos últimos 12 meses a queda foi de 5,0%.

Os Serviços de Informação e Comunicação tiveram, na média, uma queda de 0,6% no mês contra um desempenho estável em agosto. Os serviços de TI e comunicações (TIC) caíram 0,4%, puxados pelo recuo de 1,9% em volume dos serviços de telecomunicações. Ainda que os serviços de TI tenham crescido 3,9% em setembro, essa alta não foi suficiente para compensar a queda de telecom e de serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias, que também caíram: 8%.

Do ponto de vista das receias, os serviços de telecomunicações recuaram 1,1%, após terem crescido 1,1% em agosto; e os de TI cresceram 4,7% em setembro e 0,6% em agosto.

 

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor