Solução de comando de voz reduz tempo de coleta em 25% na TPC

InovaçãoProjetos
0 37 Sem Comentários

Após 3 meses de implantação do sistema de Voice Picking da Seal Sistemas, o grupo TPC Logística reduziu o tempo de coleta de produtos em 25%. É um resultado interessante de uma solução de comandos de voz colocada em cima do KAIROS, software middleware da Seal que ajuda na administração e visualização da coleta de produtos em tempo real

O sistema de Voice Picking da Seal permite ao colaborador trabalhar com as mãos livres, recebendo instruções do sistema via comando de voz e dando o feedback da tarefa da mesma maneira, estabelecendo uma “conversa” entre funcionário e sistema. O Grupo TPC adotou terminais portáteis que não sobrecarregam os sistemas legados com a tradução de dados em voz.

“As expectativas do projeto eram reduzir nosso tempo de coleta em 25% e foi exatamente isso que a Seal Sistemas entregou. Em apenas 3 meses de uso, já atingimos o objetivo pré-estipulado”, refere Luiz Gilberto Zanetti, diretor de serviços compartilhados do Grupo TPC.  Segundo o executivo, o resultado com o Voice Picking da Seal foi tão expressivo que a empresa já estuda implantar essa ferramenta em outros depósitos da companhia.

Ruy Castro, diretor comercial da Seal Sistemas, refere que a melhora no tempo de coleta de mercadoria aconteceu em um ambiente que já era de alto nível de produtividade. “Mesmo com o alto padrão exigido pelo Grupo TPC, a empresa ainda buscava a melhora na assertividade do CD e foi exatamente isso que conseguimos proporcionar ótimos resultados com o Voice Picking. A ferramenta da Seal reduziu custos e aumentou os ganhos no Centro de Distribuição de produtos”, afirma.

O Grupo TPC considera que a chave do sucesso da implantação foi o treinamento com os colaboradores. Se com a solução anterior os operadores necessitavam digitar dados e navegar entre vários frameworks, agora eles precisam só da voz e da audição. “A adaptação foi muito rápida. Existe no primeiro momento uma preocupação, já que é uma tecnologia diferente da usual. Porém após o treinamento, percebemos que nossos funcionários se adaptaram muito bem ao Voice Picking, deixando de lado a navegação nas telas dos coletores de dados para usarem a voz, algo que ele conhece desde seu nascimento”, explica Zanetti.

Outra nota positiva foi a combinação entre a ferramenta de Voice Picking com o Kairos Middleware da Seal. Essa estratégia permitiu mudanças de processos e melhora de resultados não só na coleta de produtos, mas em toda a cadeia logística do Grupo TPC. Zanetti ressalta que foi possível criar uma facilidade maior na extração de dados, estatísticas e analise de resultados dos processos.

“O que foi muito interessante para o Grupo TPC é que assim que começamos a utilizar o software, conseguimos melhoras em outras frentes em que a ferramenta de Voice Picking não está envolvida diretamente, procedimentos que antes do uso dessa tecnologia não víamos oportunidades de melhora. Já hoje, munido dessa ferramenta analítica, somos capazes de gerar insights que melhoram os resultados do Grupo TPC”, conclui o executivo.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor