Varejo beneficia com a Black Friday: vendas sobem 11%

Negócios
0 0 Sem Comentários

Em plena Cyber Monday, o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio revela que as vendas no final de semana da Black Friday (25 a 27 de novembro) cresceram 11%.

De acordo com os dados, esse crescimento nos comércios de rua e shoppings centers superou o crescimento de 9% verificado no mesmo período de 2015. Os economistas da Serasa Experian referem que essa evolução positiva nas vendas da Black Friday em 2016 comprova que esta data está ganhando relevância dentre outras datas importantes do movimento varejista nacional.

Contudo, leva também a uma previsão para a época natalícia. A Serasa Experian ressalta que um movimento mais forte na Black Friday tende a antecipar e, provavelmente, levar a um enfraquecimento das vendas de Natal.

O Indicador de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 25 a 27 de novembro de 2016 e comparadas às do período de 27 a 29 de novembro de 2015 e 28 a 30 de 2014.

No ano passado, a edição da Black Friday no Brasil alcançou seu maior faturamento de sempre: R$ 1,6 bilhão em vendas. Em 2016, a estimativa do BlackFriday.com.br era de que as vendas subam 30% para R$ 2 bilhões, contabilizando todos os canais de venda – algo que o Indicador da Experian não está fazendo. O tíquete médio, segundo as estimativas, foi de R$ 500, um aumento de 5%.

Hoje decorre a Cyber Monday, com muitos varejistas online oferecendo descontos exclusivos para os cibernautas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor