Algar lança programa de aceleração em parceria com Endeavor

InovaçãoInvestigaçãoNegóciosStartup

A Algar firmou parceria com a Endeavor para realizar um programa de inovação aberta que vai acelerar scale-ups – empresas de alto crescimento – nos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Agronegócios, Turismo, Entretenimento e Energias Renováveis.

O programa será gerido por meio da iniciativa de corporate venture capital Algar Ventures, e o objetivo é encontrar soluções totalmente novas para seus produtos atuais, se antecipando na busca de oportunidades de novos negócios. O programa, chamado Algar Ventures Open, vai selecionar 15 scale-ups para um processo de aceleração com duração de seis meses que será lançado no dia 9 de dezembro, em São Paulo.

Os temas de interesse da Algar são:

  • Plataformas que promovam a melhor experiência do consumidor final (online e offline)
  • Soluções que promovam o ganho de produtividade na gestão do ambiente de tecnologia de empresas (Big data, Analytics, Cloud)
  • Inteligência cognitiva que facilite o relacionamento entre empresa e consumidor
  • Ferramentas e tecnologias para a gestão eficiente das cidades e de ambientes urbanos (iot)
  • Soluções inteligentes para a gestão da saúde e bem estar
  • Soluções para geração distribuída de energias renováveis e smart grid
  • Experiência do consumidor para complexos turísticos
  • Alimentos funcionais que tragam benefícios para a saúde humana
  • Tecnologia para nutrição animal

O prazo de inscrição termina no dia 5 de março de 2017. Os critérios de seleção serão direcionados a: aspectos do empreendedor, como papel de liderança e impacto no ecossistema; características do negócio, como potencial para escalar, inovação, track record e investor appeal; e o timing do negócio, que analisa o crescimento do faturamento ou do número de usuários.

Para Clau Sganzerla, vice-presidente de Estratégia e Inovação da Algar, além da busca de negócios inovadores, a iniciativa consolida a imagem do grupo como player no ecossistema empreendedor. “Além da mentoria de padrinhos Endeavor, as empresas poderão dispor da experiência dos principais executivos do Grupo na orientação dos negócios, apoio operacional, tecnológico e contar com business networking entre o próprio grupo de empreendedores. Com isso, esperamos que elas possam crescer de forma acelerada e sustentável”, informou.

“A Endeavor trabalha para apoiar empreendedores que estão fazendo a diferença nos setores em que atuam. A parceria com o Grupo Algar chega para fortalecer esse trabalho de encontrar as scale-ups que mais têm potencial de gerar empregos para o país e se tornarem os exemplos que irão inspirar a futura geração”, afirma Marcela Zonis, diretora de Relações Institucionais da Endeavor.

Fazem parte do programa as etapas de Aceleração, Conexão Algar Ventures e Networking. A primeira compreende todo o trabalho de mentoria – serão feitos “matchings” entre cada uma das 15 scale-ups e um mentor-padrinho, da rede da Endeavor, para acompanhá-las ao longo do processo e auxiliar na superação de seus maiores desafios de crescimento. Já no Conexão Algar Ventures os participantes terão acesso às unidades de negócios e executivos do Grupo Algar, possibilitando a troca de conhecimento entre as empresas e eventuais investimentos por parte da Algar Ventures. O Networking acontecerá durante todo o programa, por meio das conexões e trocas de experiência entre os participantes.

As mentorias acontecerão presencialmente, em São Paulo, e de forma online, de acordo com a demanda e os acordos entre mentores e acelerados. O programa terá o custo de R$ 3 mil para cada empresa participante, sendo que o valor poderá ser parcelado em até seis vezes.

A divulgação dos selecionados será feita a 31 de março de 2017 e o evento de abertura acontece a 19 de abril. O encerramento em Uberlândia está marcado para 20 de outubro.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor