Catricala e CELEPAR adotam soluções de servidores abertos da IBM

NegóciosOpen-SourceSoftware

A IBM anunciou os resultados das implementações de soluções de Linux em IBM Power Systems no grupo Catricala, responsáveis pela gestão e supermercados, mercearias e farmácias no interior de São Paulo, e a CELEPAR, companhia de TIC do Paraná.

O grupo Catricala passou por uma forte expansão nos últimos três anos e necessitava de uma infraestrutura  para atender a demanda do seu atual modelo de negócios considerando a existência de um banco de dados e de seu gerenciamento em open source.

O modelo utilizado na solução foi o IBM Power S822L, que oferece uma plataforma acessível e otimizada para ambientes Linux, utilizando um processador POWER8. Durante a realização de testes práticos, o tempo de emissão do relatório crítico baixou de 40 minutos para apenas 6 minutos, uma diminuição de 85%.

“Os resultados de performance, que dobrou em alguns casos, nos surpreenderam. Notamos também que agora a aplicação está ainda mais estável em comparação ao ambiente anterior”, afirmou Antonio Carlos Trindade, Gerente de TI na Catricala.

A CELEPAR buscava uma solução que possibilitasse escalabilidade e previsibilidade para seus ambientes de missão crítica  e selecionou a utilização de dois servidores Power Systems. A empresa possui várias aplicações e três tecnologias de Bancos de Dados distintas para dar suporte aos mais de 30 bancos em produção.

“Ao adotar o ambiente Power Linux houve um substancial ganho em agilidade, flexibilidade e na estabilidade das soluções ativas no ambiente. Entre os benefícios que essa nova solução trouxe ao acesso aos BDs está a melhora no tempo de resposta que, no caso do AIX com Oracle ficou até três vezes mais rápido. Para as aplicações com DB PostgreSQL (Linux), verificou-se uma sensível melhoria na performance e grande aumento na confiabilidade e facilidade de gerenciamento” disse  Marco Aurélio Bonato, Gerente de TI da CELEPAR.

A arquitetura Power vai também fazer o balanceamento de carga entre os servidores em forma de clustering, com provisionamento e gerenciamento das demandas sazonais. Assim, em ocasiões especiais poderão ser movidos serviços de uma máquina para outra em tempo real, sem a necessidade de interrupções.

“Os servidores IBM Power são reconhecidos no mercado por conta de sua facilidade de implementação, usabilidade e economia de energia”,  indicou, em comunicado, Frank Koja, VP de Systems Hardware da IBM Brasil. “Esses sistemas oferecem a escolha ideal para os negócios que requerem servidores de entrada ou scale-out para a implantação dos aplicativos críticos em ambientes de TI de baixo custo, mas com mais eficiência do que as soluções x86 podem oferecer”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor