CMOs são os primeiros a serem responsabilizados por metas não atingidas

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Estudo da Accenture revela que os CEOs dizem que o CMO seria o primeiro a ser responsabilizado se as metas de crescimento não forem cumpridas. Os Chief Sales Officers (34%) e Chief Strategy Officers (29%) seguem logo atrás. A pesquisa refere ainda que, para vencer a corrida dos C-Level, é indispensável liderar a agenda de crescimento disruptivo.

O relatório da Accenture Strategy, “The C-level Disruptive Growth Opportunity” (A oportunidade de crescimento disruptivo do C-Level, em Português) baseia-se no relatório anual da empresa, CMO Insights, que conta com a participação de 535 CEOs e 847 CMOs de organizações em todo o mundo (América do Norte, América do Sul, Europa Ocidental, Ásia e Pacífico Sul) além das oportunidades e desafios que impactam o crescimento dos negócios atualmente.

“As organizações que dependem do ‘crescimento pelo comprometimento’ se esforçam para atingir os seus objetivos. Elas produzem uma cultura C-Level na qual todos são responsáveis, mas ninguém é responsabilizado – e o ônus indevido cai sobre alguém, geralmente o CMO”, indicou, em comunicao, Robert Wollan, diretor executivo da Accenture Strategy. “Os CMOs podem ter um papel maior promovendo ativamente a agenda de crescimento disruptivo e gerando novo valor para o negócio. Essas iniciativas incluem o desenvolvimento de ecossistemas com participantes não tradicionais, o lançamento de plataformas que elevam os produtos atuais para modelos mais amplos de serviços aos clientes, além do aumento das receitas por meio da monetização da nova geração de dados conectados – para todos eles os CMOs estão prontos para executar.”

De acordo com a pesquisa, para os CEOs, os CMOs são os principais condutores do crescimento disruptivo (50%), seguidos de perto pelos Chief Strategy Officers (49%) e Chief Sales Officers (38%). 96% dos CMO´s reconhece a importância do crescimento disruptivo e 75% acreditam que eles têm muito controle sobre o crescimento disruptivo em sua empresa.

No entanto, apenas 30% dos CMOs acreditam que são inovadores em marketing de ponta e 60% reconhece que gasta a maior parte de seu tempo em iniciativas de marketing tradicionais. Mais da metade (54%) sente que uma grande parte do seu orçamento de marketing está sendo desperdiçado e não gera os resultados que o negócio espera.

“Nunca houve um momento melhor para os CMOs se reposicionarem, assumindo o controle da agenda de crescimento disruptivo. Essas iniciativas são muitas vezes as mais criativas Elas têm o maior potencial de receita e exigem uma liderança forte”, avaliou Kevin Quiring, diretor executivo e  líder da Accenture Strategy na América do Norte. “Os CMOs estão bem posicionados para fazer isso devido à sua experiência como guardiões da marca, o que os ajuda a navegar intuitivamente por novas oportunidades, interna e externamente, e identificando novas áreas de crescimento.”


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