Dispositivos IoT vão triplicar até 2021, diz Juniper Research

CloudInovaçãoVestíveis

O número de dispositivos e sensores da Internet das Coisas (IoT) vai triplicar até 2021, atingindo os 46 bilhões. É um aumento que será impulsionado pela redução nos custos do hardware, segundo uma nova pesquisa da Juniper Research.

A pesquisa “The Internet of Things: Consumer, Industrial & Public Services 2016-2021” indica que os serviços públicos e industriais de IoT terão o maior crescimento, cerca de 24% ao ano.

No entanto, a pesquisa avisa que tanto provedores e usuários finais irão enfrentar tremendos desafios ao considerar projetos de larga escala.

“A plataforma está florescendo”, nota o diretor da pesquisa, Steffen Sorrell. “Todavia, os sistemas de analítica e base de dados não são, na maioria, arquitetados para gerir a era do Big Data 2.0 que a IoT vai trazer.” A Juniper identifica algumas áreas chave em que a disrupção será necessária, tais com a analítica espacio-temporal e sistemas inteligentes capazes de correr em máquinas menos poderosas, como routers.

A consultoria prevê ainda que, se as atitudes dos provedores de serviço não mudarem, implantar um projeto de Internet das Coisas será demasiado difícil para clientes que não são especialistas em tecnologia. Iniciativas como a IoT Alliance e Rubicon Lab serão fundamental para impulsionar o mercado, devido aos modelos de negócio flexíveis.

Cibersegurança

Ademais, a pesquisa indica que o ambiente de ameaças de cibersegurança está se alargando. Os ataques de DDoS com botnets se tornaram mais comuns em 2016, embora o roubo de dados pessoais e corporativos sejam os principais objetivos dos piratas.

Empresas e indústrias estão investindo forte em segurança para IoT. No entanto, o mercado de consumo tem uma atitude mais relaxada; será necessária cooperação entre reguladores, empresas e mídia para melhorar o cenário.

O whitepaper IoT ~ Internet of Transformation está disponível para download.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor