Everest: software open source automatiza gestão de backups na nuvem

CloudOpen-SourceSoftware

A Teltec Solutions anunciou o software Everest, solução open source , que vai reduzir os custos de manutenção das cópias de segurança (backups) de todas as informações das empresas na nuvem e funciona com AWS e Windows.

Com o Everest é possível criar planos de backup, planos de restauração, configurar execuções periódicas, sincronizar outro computador com os arquivos mais recentes, realizar o mapeamento automático de unidades de rede, executar scripts customizados antes e depois de cada operação, além de enviar emails de notificação com o status e detalhes da operação.

“Quando nós começamos a desenvolver o Everest, pretendíamos atender uma necessidade interna da Teltec, mas logo percebemos que a ferramenta poderia ser útil para muitas pessoas e organizações, então decidimos publicar seu código e oferecê-la de forma gratuita. Entendemos a importância da operação e a necessidade de que ela seja eficiente e confiável”, diz o arquiteto de software da empresa, Jardel Weyrich, um dos desenvolvedores da aplicação.

A solução é em código é aberto o que traz vantagens como a eliminação do custo da licença do software além de que cada usuário ou organização tem a possibilidade de adaptá-lo às suas necessidade específicas.

“Estamos buscando colaborações de qualquer pessoa interessada, seja em forma de código, relatos de problema, documentação ou sugestões de melhorias. A intenção é construirmos uma comunidade de contribuidores e usuários para termos uma solução totalmente confiável, e então estendê-la para outras plataformas, como Linux e Mac, por exemplo”, acrescentou o desenvolvedor.

O Everest poder ser baixado no GitHub nesse link.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor