Finep receberá R$ 200,5 milhões do Funttel

Redes

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) vai contar com R$ 200,5 milhões para estimular investimentos em pesquisa no setor de telecomunicações. O repasse de recursos foi aprovado pelo Conselho Gestor do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel).

“Dedicamos boa parte da última semana ao esforço de consolidar essa transferência ainda em 2016, para que pudéssemos dar continuidade às ações da Finep e do Funttel, historicamente tão positivas para o nosso país”, afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab durante a assinatura do contrato.

O governante indicou ainda os méritos da iniciativa. “Tendo assento no Conselho Gestor do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), entendo que a iniciativa é muito meritória e contempla objetivos de resultado previstos no Plano Estratégico da Agência, em especial, no que tange ao estímulo à inovação”, disse Kassab. “Por tal razão, a participação da Anatel no Conselho Gestor do Funttel deve ser continuamente aprimorada, considerando a missão institucional da Agência”.

Segundo o presidente do Conselho Gestor do Funttel, Maximiliano Martinhão, que também é secretário de Política de Informática do MCTIC, os recursos se destinam a operações com recursos reembolsáveis. “A importância dessa parceria é a aplicação das melhores taxas do mercado pelo Funttel à Finep e, depois, pela Finep aos seus usuários. Isso favorece as empresas a promover inovação no setor”, avaliou.

Os editais ligados à transferência já estão sendo elaborados e serão lançados em 2017. Também serão concedidos crédito às empresas privadas que desejem financiamento para ações inovadoras.

A administração do Funttel é feita pelo seu Conselho Gestor, constituído por representantes do MCTIC; do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic); da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e da Finep.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor