Ford irá revelar seu novo carro autônomo no CES 2017

Inovação

A Ford se prepara para revelar seu novo carro autônomo Ford Fusion Hybrid no CES 2017, que arranca em Las Vegas na próxima semana.

É uma versão atualizada do protótipo de carro autônomo, com sensores mais avançados, mais poder de computação e software proprietário, desenvolvido pela própria Ford.

O “cérebro” do Fusion se localiza na mala da carro e coleta todas as informações dos sensores que lhe permitirão ver e ouvir a estrada. Isso gerará nada menos que um terabyte de informação por hora – o equivalente, diz a Ford, do que um usuário comum precisaria em dados móveis por 45 anos.

Chris Brewer, diretor de desenvolvimento de veículos autônomos na Ford, detalhou os aspectos técnicos do novo Fusion em uma publicação no Medium. Ele fala de como construir um carro autônomo é totalmente diferente de um carro tradicional e dos riscos que é preciso mitigar nesse empreendimento.

Por isso, o novo Fusion tem dois sensores LiDAR na frente, que providenciam uma visão em 360º e com abrangência de dois campos de futebol em todas as direções. Três câmaras estão no tejadilho e uma na frente, com sensores radar de curta e longa distância. Os dados recolhidos são depois comparados com um mapa 3D do ambiente, coadjuvado por processamento de visão por computador.

“Esse novo veículo coloca a Ford um passo mais perto em seu compromisso de oferecer um veículo totalmente autônomo em 2021, para serviços de carona. Por agor, o carro ainda vem com direção e pedais – equipamentos que nossos veículos finais para caronas não irão incluir”, explicou o executivo.

O texto completo de Brewer pode ser lido aqui (em inglês).

 

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor