Games e realidade virtual em destaque na FITIC em SP

InovaçãoVestíveis

A realidade virtual será um dos principais destaques da FITIC – Feira de Tecnologia e Inovação, que acontece em São Paulo nos próximos dias 15 a 18 de dezembro. O evento trará ao público um grande espaço inteiramente dedicado à categoria, que é uma das maiores apostas do setor de tecnologia.

De fato, nos próximos quatro anos a venda de aparelhos de realidade virtual deve crescer a um ritmo anual de 84,5%, chegando a 50 milhões de unidades em 2020, segundo a consultoria ABI Research. E a tendência é que o segmento se popularize ainda mais. Uma pesquisa da Advanced Imaging Society diz que 70% dos americanos entre 18 e 60 anos se mostram extremamente interessados no assunto.

“Até bem pouco tempo atrás muitos pensavam que VR, ou realidade virtual, seria sempre um sonho de autores de ficção científica. Hoje em dia já é possível ver a tecnologia aplicada em diversos campos como turismo, entretenimento, educação e saúde”, declara Luís Prata, CEO da FITIC. “Suas vantagens se tornaram acessíveis ao público em geral, transformando-a numa opção de lazer e conhecimento.”

A FITIC terá a VR Experience Zone, onde os participantes terão acesso a uma área de experiência, em que os equipamentos poderão ser utilizados. Os visitantes poderão experimentar óculos de realidade virtual que os levarão direto para a floresta Amazônica, com visão 360°. A atração é resultante de uma parceria com o Greenpeace e vai permitir que o público conheça um pouco mais da maior floresta tropical e reserva de biodiversidade do planeta, sem sair de São Paulo.

Entre as diversas atrações do segmento, uma parceria com a Vevo vai permitir que os visitantes participem de videoclipes e acompanhem todo o processo de montagem, efeitos e produção, por meio da realidade aumentada. O público ainda terá a oportunidade de viajar sem sair do lugar, se aventurar em tirolesas e conhecer as últimas novidades em games.

Os jogos são destaque

Durante a feira, que decorre no Centro de Exposições de São Paulo, a empresa brasileira Messier levará aos visitantes três criações. Uma delas é a versão para o premiado mangá Holy Avenger, um jogo de aventura em 3D para PC e Consoles (XBOX e PlayStation), no estilo “Hack and Slash”, jogos que enfatizam o combate.

Outra atração é o Opus Castle, um horror game em realidade virtual gestual, em que o jogador experimenta uma imersão sensorial que usa dois controles, um em cada mão, sensíveis aos movimentos e aos toques. Quem estiver na feira também poderá conhecer o Kriaturaz, jogo em que os personagens são parte de um novo conceito de lendas, mitos e folclore do Brasil. É um game totalmente em 3D, que mescla batalhas por turno e RPG clássico com a evolução do personagem.

Viajando sem sair do lugar

Entre as várias experiências da feira, os visitantes poderão viajar para o interior de São Paulo sem sair do lugar com a Tirolesa VR, inédita no Brasil. Viabilizada pela VR Studios, em parceria com o município de Brotas (SP), a atração permitirá que o público se aventure em duas das tirolesas mais famosas da cidade: o Voo do Tarzan, com 1.100 metros de percurso, e Voo do Vale, com 800 metros de percurso.

Os participantes ficarão suspensos em uma estrutura metálica exatamente como se estivessem em um equipamento real. Em seguida, usarão os óculos de realidade virtual, no qual verão uma gravação em 360º realizada nas tirolesas de Brotas. Fortes ventiladores simularão o vento da descida nos rostos das pessoas. Os visitantes também vão conhecer diversas soluções que podem ser aplicadas nos segmentos de turismo, educação, arquitetura e saúde.

Quem estiver na feira poderá conhecer Foz do Iguaçu, no Paraná. No estande da AIS – Ambientes Virtuais, as pessoas poderão fazer um tour por pontos turísticos como Itaipu Binacional, Cataratas do Iguaçu e DreamLand.

Mais detalhes sobre as atrações disponíveis na programação.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor