Gartner aponta 10 tendências tecnológicas em Infraestrutura & Operações

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O Gartner aponta as 10 principais tendências de tecnologia em que líderes de infraestrutura e operações (I&O) se devem concentrar para suportar as inovações nos negócios digitais.

As tendências de tecnologia que geram impacto em I&O dividem-se em três áreas: estratégica, tática e organizacional. Conforme afirma David Cappuccio, Vice-Presidente e Analista Emérito do Gartner, “essas tendências estão vinculadas aos aspectos da sociedade e dos negócios – e tudo terá impacto direto sobre a forma como a TI oferecerá serviços às companhias nos próximos cinco anos. A menos que os líderes de TI entendam como essas tendências estão surgindo e quais efeitos em cascata elas terão sobre as operações de Tecnologia da Informação, a influência sobre estratégia, planejamento e operações pode ser significante”.

Área Estratégica

1 – Desaparecimento de Data Center
O instituto prevê que, até 2020, mais serviços de computação terão sido vendidos pelos provedores em nuvem de Infraestrutura como Serviço (IaaS) e Plataforma como Serviço (PaaS) do que para implementação em um Data Center corporativo. As empresas e vendedores precisam se concentrar em gerenciar e alavancar a combinação híbrida de arquiteturas em cloud, fora da nuvem, in loco e hospedada.
 
2 – Fornecedores interconectados
Os fornecedores interconectados de Data Center estão preparados para cumprir a promessa de entregar esses centros como software definido, dinâmico e distribuído. A capacidade de monitorar, gerenciar e distribuir cargas de trabalho com agilidade ou fornecer rapidamente serviços LAN e WAN por meio de uma API  abre uma ampla gama de possibilidades.
 
3 – Contêineres, microsserviços e fluxos de aplicações
Contêineres, como o Docker, e microsserviços são a nova plataforma de aplicação para o desenvolvimento de nuvem. Os contêineres proporcionam uma forma conveniente de implementar o isolamento por processos, o que os torna ideais para o desenvolvimento de microsserviços em que as aplicações são construídas como um conjunto de pequenos serviços que funcionam como processos separados e se comunicam por meio de mecanismos leves.
 
Área Tática

4 – TI conduzida por negócios
Pesquisas recentes do Gartner mostram que até 29% dos gastos com TI provêm de unidades de negócios em vez da TI tradicional, e isso aumentará nos próximos anos. Esse modelo é mais comumente desenvolvido para proporcionar tecnicamente às pessoas com maior experiência em negócios um meio de implementar rapidamente novas ideias enquanto se adaptam ou entram em novos mercados da forma mais fácil possível.
 
5 – Data Center como Serviço
Os líderes de TI precisam criar um modelo de Data Center como Serviço (DCaaS) em que a função da TI e do Data Center seja proporcionar o serviço e a velocidade corretos, com provedor e preço certos. A TI se torna um agente de serviços.
 
6 – Capacidade estagnada
A capacidade estagnada (itens que são pagos, mas não usados de fato) pode ser encontrada tanto em um Data Center in loco quanto em nuvem. Os líderes de TI devem aprender a se concentrar não apenas no tempo de funcionamento e disponibilidade, mas também na capacidade, utilização e densidade. A solução desse problema pode aumentar a vida de um Data Center existente e reduzir gastos operacionais de provedores.
 
7 – IoT
A Internet das Coisas (IoT) mudará a forma como os futuros Data Centers são criados e gerenciados e como eles se desenvolvem como volumes massivos de fluxo de informações de dispositivos, constantemente ou periodicamente, para empresas, departamentos do Governo e agências ao redor do mundo. O departamento de I&O deve usar uma arquitetura de IoT que busque estratégias em longo prazo para IoT e Data Centers.
 
Área Organizacional

8 – Gerenciamento de dispositivos remotos
Uma tendência crescente para muitas organizações com fábricas ou escritórios remotos é a necessidade de gerenciar ativos afastados de forma centralizada. Isso adquire mais importância conforme as empresas se concentram em suporte de Micro Data Center para fábricas regionais ou remotas e no papel emergente de ambientes de computação de ponta para requerimentos de computação geográfica como a IoT.

A adoção rápida de soluções IoT pelas unidades de negócios introduziu um novo tipo de ativo: os sensores conectados. O sensor pode precisar de atualizações de firmware ou da substituição periódica de bateria, o que exigiria um novo nível de detalhe e controle dentro do sistema de rastreamento e gerenciamento de ativos.
 
9 – Ambientes de computação micro e de ponta
A microcomputação e a computação de ponta executam aplicações em tempo real que exigem resposta de alta velocidade nos servidores mais próximos. O atraso na comunicação é reduzido para alguns milissegundos – em vez de várias centenas de milissegundos. Esses ambientes descarregam alguns dos processamentos computacionais intensivos dos aparelhos dos usuários em servidores de ponta e torna o processamento das aplicações menos dependente da capacidade do dispositivo.
 
10 – Novas funções em TI
Conforme a TI evolui para adotar essas tendências, algumas novas posições serão necessárias dentro das classificações de infraestrutura e operações. Em primeiro lugar está o agente de TI em nuvem, responsável por monitorar e gerenciar os vários provedores de serviços. O próximo é o arquiteto de IoT, encarregado de compreender o impacto potencial dos vários sistemas de IoT em Data Center. Também haverá a necessidade de um especialista, que pode evoluir para uma equipe, responsável por garantir a integração de novas iniciativas como nuvem, IoT e computação de ponta.


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