Google disponibiliza plataforma IA do DeepMind

InovaçãoInvestigaçãoOpen-SourceSoftware

A divisão de inteligência artificial da Alphabet Inc., Google DeepMind, tornou a plataforma do seu jogo disponível para todos os investigadores e público em geral. Esta é a ferramenta que a Google utiliza para as suas experiências.

A DeepMind está a colocar disponível para todos, o código fonte utilizado em seu ambiente de treino. O código chama-se Labyrinth e agora passou a designar-se DeepMind Lab. A empresa anunciou que este código vai ficar em open-source no repositório GitHub.

Qualquer pessoa fica, assim, habilitada a descarregar o código e personalizá-lo. Isto dá  a possibilidade a todos os indivíduos de treinarem os seus próprios sistemas de inteligência. Para além disso, quem descarregar o código tem a possibilidade de criar novos níveis para o jogo DeepMind Lab e depois fazer o upload para a plataforma GitHub.

A decisão de tornar disponível este teste de Inteligência Artificial (IA) para o público em geral é mais uma prova de que a DeepMind quer mais abertura nas suas pesquisas. No mês passado, a empresa anunciou uma parceria com a Activision Blizzard Inc. para tornar o jogo Starcraft II uma base de testes para que qualquer investigador de inteligência artificial  possa criar um sistema de IA que possa dominar o jogo todo.

Colocar o código no GitHub permitirá que outros investigadores vejam se os avanços do programador podem ser replicados e vai permitir que os investigadores avaliem o desempenho dos seus próprios agentes de IA através dos mesmos testes que o DeepMind utiliza.

Segundo Shane Legg, um dos co-fundadores da empresa, “os investigadores podem tentar vencer os nossos resultados se conseguirem.” Legg negou ainda que a decisão de tornar o seu laboratório aberto para o público foi motivada pela concorrência com a OpenAI ou por críticas passadas de que a Google era muito protetora de suas descobertas de inteligência artificial.

“A comunidade de pesquisa de machine learning sempre foi muito aberta. Nós publicamos 100 trabalhos de pesquisa por ano e nós já colocámos em open-source vários dos nossos agentes”, acrescentou o executivo.

A DeepMind é conhecida por ter criado uma IA que foi capaz de derrotar o melhor jogador humano no jogo de estratégia Go. Essa conquista foi considerada um dos maiores avanços na ciência da computação porque o Go tem muitos movimentos possíveis que não podem ser dominados através do cálculo de força bruta. O sistema de AI tem que ter algo semelhante à intuição humana para conseguir sem bem-sucedido.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor