Google lançará dois novos smartwatches em 2017

InovaçãoVestíveis

A Google lançará dois novos smartwatches topo de gama no início de 2017, altura em que a empresa irá liberar o novo sistema operacional para vestíveis Android Wear 2.0.

Segundo o gestor de produto do Android Wear na Google, Jeff Chang, os smartwatches serão os próximos flagships e os primeiros com a nova versão do SO. O executivo revelou os planos em uma entrevista ao site The Verge.

No entanto, e talvez contrariando algumas expectativas, os smartwatches não terão a marca Google ou Pixel – serão promovidos com a marca que vai fabricar o hardware. Chang disse ao site que a Google está colaborando com o fabricante, ainda desconhecido. É o mesmo modelo usado no passado com os smartphones Nexus, mas tendo em conta que a empresa optou por sua própria marca nos modelos Pixel, essa decisão é um pouco surpreendente.

De alguma forma, os relógios inteligentes têm falhado sua promessa. As remessas despencaram em 2016 porque as marcas não convenceram os usuários da utilidade desses vestíveis. O Apple Watch continua liderando o mercado, de acordo com a consultoria IDC, mas os volumes são bem mais baixos que o esperado anteriormente. Por outro lado, a líder do mercado de vestíveis, Fitbit, comprou a propriedade intelectual da fabricante de smartwatches Pebble, o que sinaliza um interesse renovado no segmento.

O Android Wear 2.0 promete também trazer várias novidades interessantes, com potencial para atrair mais consumidores. Entre as adições, a plataforma conta aplicativos independentes, que não requerem ligação a smartphone, suporte à loja Android Play e o assistente digital controlado por voz, Google Assistant. Os smartwatches mais recentes poderão receber essa atualização.

Chang revelou ainda que outros fabricantes planejam lançar mais relógios inteligentes com Android Wear 2.0 durante o próximo ano. Isso mesmo deverá ser visível na feira de eletrônica CES, em Las Vegas, que arranca no início de janeiro.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor