Microsoft vai criar versão do Windows 10 para chips Qualcomm

EscritórioMobilidadeSistemas Operacionais

A Microsoft está desenvolvendo uma versão de seu sistema operacional Windows 10 para correr em portáteis usando chips Qualcomm. O anúncio foi feito durante o evento Windows Hardware Engineering Community, que decorre na China.

A colaboração entre a Microsoft e Qualcomm dará frutos já no início do próximo ano, segundo as empresas. A medida é muito significativa: o mercado de computadores portáteis é dominado pela Intel e esse acordo dará à Qualcomm uma ótima oportunidade de competir forte com a gigante norte-americana.

O processador Snapdragon terá assim total compatibilidade com o ecossistema Windows 10, olhando dispositivos ultra-leves, sempre conectados e com baixo consumo energético.

“O processador Snapdragon da Qualcomm oferece algumas das funcionalidades mais avançadas da computação móvel, incluindo conectividade Gigabit LTE, suporte multimídia avançado, aprendizado de máquina e segurança do hardware, tudo isso suportando designs finos, sem ventilador e com longa duração da bateria”, afirmou Cristiano Amon, vice-president executivo , Qualcomm Technologies. “Com a compatibilidade com o ecossistema Windows 10, a plataforma Snapdragon irá suportar a computação móvel na nuvem e redefinir a forma como as pessoas usam seus dispositivos.”

Aqui está a chave: a Qualcomm quer levar para o segmento de computadores móveis o seu sucesso no mercado de smartphones e tablets, onde a Intel não conseguiu fazer progresso. Agora, a gigante asiática ameaça a norte-americana em seu território.

Da parte da Microsoft, o vice-presidente executivo do grupo Windows and Devices, Terry Myerson, disse estar muito entusiasmado com a parceria. “Continuamos buscando formas de empoderar nossos clientes, para que criem onde quer que estejam. Trazer o Windows 10 a uma gama de dispositivos finos, leves, eficientes e sempre conectados com a plataforma Snpadragon da Qualcomm é o próximo passo na entrega das inovações que nossos clientes adoram – toque, caneta, Windows Hello e mais – em qualquer momento ou lugar.”

Os novos computadores Windows 10 com Snapdragon poderão ser desenhados para suportar apps x86 Win32 e apps Windows universais, incluindo Photoshop,  Office e jogos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor