NEC conclui a terceira prova de conceito de redes de transporte SDN sem fios

Redes

A NEC Corporation anunciou a conclusão da terceira prova de conceito de redes SDN de transporte sem fios com múltiplos fornecedores, em conjunto com o Open Transport Working Group da Open Networking Foundation (ONF).

A PoC (sigla em inglês de Prova de Conceito) ocorreu no passado mês de outubro, organizada pela AT&T no “Winlab” da Rutgers University em New Jersey, EUA, por um período de cinco dias. Na PoC participaram um total de 13 empresas, incluindo a NEC.

O objetivo da PoC foi o de elaborar sobre os resultados da primeira e segunda PoCs, estendendo a padronização de um modelo de informação comum para ambientes de transporte sem fios habilitados com SDN, utilizando rádios em bandas de micro-ondas e ondas milimétricas, simplificando as operações, a gestão e o controlo dos elementos de rede, e facilitando a integração de soluções distintas de múltiplos fornecedores sob uma estrutura de controlo comum e única. Um controlador padrão baseado em OpenDaylight (ODL) foi utilizado nesta PoC.

A terceira PoC demonstrou as capacidades de toda a extensão do modelo de informação de micro-ondas desenvolvido pelo ONF para o controlo de elementos de rede sem fios de múltiplos fornecedores, através de interfaces de gestão aberta. A terceira PoC consistiu em casos de uso melhorados da segunda PoC e na introdução de três novos casos de uso.

Os casos de uso melhorados foram usados para demonstrar uma visão de rede mais rica e dinâmica e a configuração, monitorização e deteção de discrepâncias de configuração, bem como a manipulação de eventos. Os novos casos de uso demonstraram funcionalidades e capacidades adicionais do controlador SDN para demonstrar novos mecanismos de automação de rede e de gestão de espectro. Os seguintes casos de uso avançado da segunda PoC foram demonstrados:

• Deteção e configuração de novos dispositivos de micro-ondas

• Configuração semiautomática de dispositivos de microondas de acordo com dados de referência

• Receção, exibição e armazenamento de informações de alarme

“Ao participar nesta terceira PoC, a NEC demonstrou, uma vez mais, o seu compromisso em promover o desenvolvimento e soluções inovadoras de backhaul móvel e de transporte sem fios com funcionalidades SDN, para satisfazer os requisitos das redes e serviços emergentes 5G”, afirmou Hideyuki Muto, Deputy General Manager, Mobile Wireless Solution Division, da NEC Corporation.

“A NEC participou nesta terceira PoC com o seu mais recente sistema Avançado iPASOLINK EX, com capacidade de ligação a 10 Gbps e capacidade de processamento suficiente para incorporar as funcionalidades SDN, demonstrando sua disponibilidade para o SDN e permitindo operar sem a necessidade de uma unidade de mediação externa ou separada. Além disso, a potência de computação disponível no iPASOLINK EX Avançado, permite executar funções adicionais de computação móvel, como a considerada no 5G MEC, tornando-o a solução futura ideal para as redes de operador” acrescentou o executivo.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor