Qualcomm, Ericsson e SK Telecom juntas em testes 5G NR

InovaçãoRedes

A Qualcomm Technologies, a Ericsson e a SK Telecom vão colaborar na realização de testes de interoperabilidade e over-the-air baseados nos padrões 5G New Radio (NR), que estão sendo desenvolvidos a partir de especificações em 3GPP.

O propósito dos testes é dar um impulso ao ecossistema móvel, para que acelere a validação e comercialização de tecnologias 5G NR em larga escala. Isso permitirá o lançamento de redes comerciais de nova geração em conformidade com o padrão 3GPP Rel-15 (o padrão global que usará espetro sub-6 GHz e mmWave).

As empresas pretendem fazer demonstrações da tecnologia com a utilização de larguras de banda disponíveis em frequências mais elevadas, para aumentarem a capacidade da rede e atingir taxas multi-gigas por segundo. Essas tecnologias, dizem as companhias, serão críticas para atender as demandas de conectividade de experiências de consumo emergentes, como realidade virtual, realidade aumentada e serviços conectados à nuvem. A proliferação da tecnologia 5G NR também tornará seu custo mais acessível.

“O caminho das tecnologias 5G é incrivelmente complexo, e pilotos baseados no padrão global 3GPP 5G, como estes, são críticos para continuar nossa longa história de liderança na integração de tecnologias sem fios avançadas em dispositivos com formato correto, para assegurar uma implementação atempada das redes”, sublinhou Matt Grob, vice-presidente executivo e diretor de tecnologia da Qualcomm Technologies.

Os testes e pilotos de interoperabilidade vão se iniciar na segunda metade de 2017, na Coreia.

Ulf Ewaldsson, vice-presidente e CTO da Ericsson, ressalta que essa nova rede é a maior oportunidade que a indústria alguma vez experenciou. “Vai permitir aos operadores entrarem em novos mercados e criarem novas fontes de receita, com modelos de negócio radicalmente diferentes”, indica.

Os projetos-piloto vão utilizar tecnologia de antena MIMO (Multiple-Input Multiple-Output), com capacidades adaptativas para entregarem comunicações robustas em frequências mais altas. Eles serão vitais para entender os desafios únicos de integrar tecnologias 5G NR em redes e dispositivos móveis.

“À medida que o 5G ganha momento, um padrão global unificado se torna imperativo para atingir uma rápida comercialização e construir um ecossistema eficiente em volta disso”, explica  Alex Jinsung Choi, CTO da SK Telecom. “Visto que o 3GPP NR é um padrão 5G global, estamos felizes por anunciar os primeiros pilotos 3GPP NR com players líderes no 5G, Ericsson e Qualcomm, com quem demos as primeiras pisadas no passado com anteriores gerações de tecnologias móveis revolucionárias.”


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor