Receita do mercado de servidores caiu 5,8% no trimestre

CloudServidores
0 0 Sem Comentários

A receita do mercado mundial de servidores caiu 5,8% no terceiro trimestre, acompanhada do recuo de 2,6% nas remessas. São dados do novo relatório do Gartner.

Entre os cinco provedores de topo, apenas a Cisco conseguiu um aumento da receita, enquanto a Huawei e a Inspur Electronics alcançaram uma subida nas remessas de servidores. HPE, Dell e Lenovo registraram quebras, tanto em receita como volume.

“No terceiro trimestre de 2016 o mercado de servidores  sofreu o impacto de planos de gastos geralmente conservadores a nível global”, explica  Jeffrey Hewitt, vice-presidente de pesquisa no Gartner. “Isso foi combinado com a capacidade por parte dos usuários finais de alavancarem máquinas virtuais adicionais em servidores x86 (sem novo hardware) para atenderem às necessidades de suas aplicações.”

O analista avisa que os provedores terão de reforçar e melhorar sua proposta de valor para justificar a compra de novos servidores.

Todas as regiões registraram uma descida de remessas, com excepção da Europa de Leste que cresceu 0,9%. Em termos de receita, apenas o Japão cresceu, 1,3%.

No caso dos servidores x86, as remessas caíram 2,3% and a receita 1,6% no terceiro trimestre.

A HPE continuou liderando o mercado mundial com base nas receitas, garantindo 25,5% de quota apenas do declínio de 11,8%. A Dell caiu 7,9% mas manteve a segunda posição, com 17,5% do mercado mundial. A chinesa Lenovo continua em terceiro, com 7,8% de quota, a Cisco está agora em quarto, com 7%, e a IBM despencou para a quinta posição, após uma quebra de 33%.

Olhando para remessas, o top cinco é ligeiramente diferente: a HPE está em primeiro (18,3%), a Dell em segundo (16,8%) e a Lenovo em terceiro (8,5%). Mas em quarto aparece a Huawei, com 6,1% e em quinto a Inspur Electronics, com 4,5%.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor