Roge moderniza infraestrutura de rede com equipamentos da Allied Telesis

NegóciosRedes

A Allied Telesis, empresa de Telecomunicações, especializada em infraestrutura de rede, foi a responsável por reestruturar e modernizar a infraestrutura de rede da Roge, distribuidora de produtos de perfumaria e cosméticos. Situada em Jarinu (SP) e desde 1990 no mercado, a empresa atende pequenas e médias companhias do varejo no estado de São Paulo.

A parceria surgiu em 2015 do desejo de reformular e segmentar a antiga rede existente, que apresentava problemas de segurança, instabilidade e lentidão, comprometendo as operações da empresa e gerando insatisfação dos usuários. O projeto incluiu desde a completa substituição dos dispositivos de conectividade por produtos da fabricante japonesa, como a implantação de switches CORE e de borda de alta capacidade e robustez, access points e a solução AMF (Allied Telesis Management Framework), ferramenta de gerenciamento centralizado de rede, que fornece instalação zero-touch, facilitando a gestão da rede mesmo à distância. O projeto também incluiu a implantação da rede sem fio (Wi-Fi) para atender tanto os processos logísticos quanto a parte administrativa.

Devido à complexidade da rede pela qual trafega um grande volume de informações, a Allied Telesis optou pela topologia em “Estrela”, a qual utiliza um dispositivo central para transmitir os dados para todas as estações da rede. Entre os principais benefícios dessa arquitetura destacam-se a facilidade de adicionar novos computadores, o gerenciamento centralizado e no caso de falha em uma das pontas de conexão, não afeta o restante da rede, facilitando a manutenção. Atualmente a Roge possui mais de 200 equipamentos fixos em seu data center.

Com o projeto, o Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS), utilizado pela Roge, que antes registrava uma média de três quedas diárias, as quais demoravam de 15 a 20 minutos para normalizar, não apresenta mais instabilidade. A velocidade do Wi-Fi é outro destaque da parceria, que passou da tecnologia padrão BG com 54 Mbps para tecnologia AC, o nível mais alto existente no Brasil, com 600 Mbps.

De acordo com Sidney Nascimento, coordenador de infraestrutura da Roge, o principal desafio superado pelas empresas foram as poucas janelas disponíveis para realizar a “virada de chave” e migração dos equipamentos, pois a operação da Roge é de 24h/6. “A Allied Telesis teve um papel importante no processo de implantação. O time esteve conosco desde o início do projeto até o término, inclusive no pós-venda, superando nossas expectativas. Esse acompanhamento nos deu segurança e é um dos motivos do sucesso da nossa parceria, sem contar o excelente nível tecnológico de seus equipamentos”, elogia o executivo.

Ainda segundo Nascimento, a migração, que ocorreu de maio a julho deste ano, foi realizada em três fases. A primeira etapa foi instalar os novos computadores e Wi-Fi; a segunda foi responsável por unificar os servidores em uma única rede; e a última fase foi migrar para a rede V-LANs, (Virtual Local Area Network). Os cerca de 500 usuários e dispositivos de rede se beneficiam da nova estrutura de rede, que atende no mesmo site as empresas pertencentes ao Grupo: Roge Distribuidora, Roge Logística e Roge InterG, além das filiais localizadas em Goiás (GO) e da Roge Agro, em Minas Gerais. O projeto também abrangeu alguns fornecedores externos (escritório de contabilidade e suporte técnico), que por meio de uma conexão via VPN (Rede Particular Virtual) se conectam diretamente com a matriz.

A satisfação e o sucesso da parceria resultaram em uma expansão do projeto. A Roge adquiriu novos switches que já foram configurados à rede existente e estão em pleno funcionamento. Os equipamentos foram instalados na área comercial, que não estava no escopo inicial do projeto.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor