Siemens impulsiona a transformação digital

CloudInovação

Durante a SPS IPC Drives 2016, a maior feira especializada em automação elétrica da Europa, a Siemens apresentou uma variedade de aplicativos para ajudar seus clientes alcançar a transformação necessária para se tornarem empresas digitais.

A Siemens usou o tema “Impulsionando a Empresa Digital” para realizar a apresentação de aplicativos integrados que permitirão aos clientes otimizar seus processos e sistemas de produção ao longo de todo o ciclo de vida de seus produtos e plantas.

“Estamos impulsionando ativamente a transformação digital. Nossa aliança estratégica com a Bentley Systems e nossa aquisição planejada da Mentor Graphics nos permitirão expandir nosso portfólio de software industrial continuamente”, indicou Klaus Helmrich, membro da Diretoria Administrativa da Siemens, na SPS IPC Drives 2016 que decorreu em Nuremberg de 22 a 24 de novembro.

“Ao cooperar com a Bentley, estamos expandindo nosso ecossistema de software industrial de soluções 2D para 3D. Esta cooperação elevará o portfólio de simulações de nossas ofertas para a Empresa Digital para um nível completamente novo. Isso nos permitirá implementar de maneira consistente a nossa visão de “Gêmeo Digital” desde o estágio de planejamento virtual até o produto real.”

A MindSphere é a base para aplicativos e serviços baseados em dados. “Estamos continuamente expandindo o ecossistema MindSphere e estamos muito satisfeitos por podermos anunciar nossa associação com a Microsoft e sua plataforma em nuvem Azure como parceiros neste empreendimento”, disse Helmrich. Isto segue o recente anúncio de parcerias com a Atos e a Accenture, que fornecerão serviços para o ecossistema MindSphere.

Como essa plataforma aberta em nuvem para aplicativos industriais,  a Siemens quer abrir espaço para a conexão de dispositivos e conectividade plug-and-play utilizando padrões abertos. A MindSphere abre, também, o caminho para novos modelos de negócios como a venda de horas de máquina. 

Durante a feira, a empresa destacou duas apresentações: o Mechatronics Concept Designer da Siemens PLM Software e outra usando a aplicação Comos Walkinside.

No caso do Mechatronics Concept Designer, foi efetuado um modelo de uma planta piloto que em que todos módulos que compõem a planta foram fundidos para criar um modelo cinemático, permitindo a criação de uma cópia digital detalhada de todos os componentes – o gêmeo digital. O modelo é capaz de mapear as características funcionais e simular o comportamento físico (física de vários corpos) e a automação. Isso permite aos usuários simular e otimizar a sequência de todos os movimentos individuais antes da produção real utilizando a cópia virtual.

A segunda exposição de destaque utilizou o exemplo de uma aplicação de bomba para demonstrar as possibilidades de otimização sistemática ao longo de todo o ciclo de vida de uma planta com base em projetos reais. Isso utilizando o Comos como uma plataforma central de engenharia e gerenciamento de dados, um banco de dados padronizado e continuamente atualizado que está disponível para todos os envolvidos na fase de planejamento, garantindo o gerenciamento consistente dos dados.  O Comos Walkinside fornece ao usuário uma representação de realidade virtual 3D de alta resolução permitindo a visualização de todos os dados de engenharia. 

Junto com as duas apresentações de destaque, a Siemens apresentou uma gama de outras inovações do produto:  Sitrans TO500, Sinamics V20, Simatic Energy Manager PRO V7.0, Sinamics S120, seu conceito de gerenciamento de energia com Energia Totalmente Integrada, qualidade de rede com Sicam Q200, e o disjuntor de caixa moldada em conformidade com padrão UL de 3VA.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor