Startup Robbiot cria ecossistema IoT para ambientes de risco

InovaçãoVestíveis

A Robbiot, startup que atua com a Internet das Coisas (IoT) industrial, criou um ecossistema de gigantes como a Microsoft, Intel, Giesecke & Devrient (G&D), Artimar e Durannio, para garantir a proteção da vida do trabalhador em ambientes perigosos. Isso através de wearables, Big Data e ferramentas analíticas para a prevenção de acidentes.

“A Internet das Coisas em ambiente de missão crítica industrial demanda um ecossistema tecnológico robusto diferente de aplicações para IoT de massa”, afirma Roberto Williams, CEO da Robbiot. A startup estruturou um ecossistema de parceiros estratégicos, diz, “para atender a necessidades específicas da indústria em operações de risco.”

A Microsoft é o principal parceiro desse ecossistema, que surge em um momento decisivo para a quarta onda de revolução industrial, na qual surgem oportunidades de levar as operações a um nível inédito de eficiência e segurança. A Robbiot implementou sua solução turnkey em um dos ambientes mais críticos para o desenvolvimento de IoT: a Mineração. Utilizou para isto a plataforma Azure, dando suporte ao desenvolvimento de Big Data e análises em nuvem para fornecer insights importantes sobre riscos presentes nas operações com grandes com features avançados como inteligência artificial, visualização de dados e integração com aplicações corporativas.

Aqui entram as outras parceiras. A comunicação se dá por tecnologia LoRa, provida pela Artimar, utilizando-se de hardware IoT Industrial desenhados pela Durannio com produtos Intel de última geração. Com o desafio de proteger o wearable de ataques de hackers, a Giesecke & Devrient realizou o provisionamento dos dispositivos através de sua plataforma de gestão de chaves de criptografia.

“A Microsoft é uma empresa de serviços e plataforma tecnológica. Para entregar essa oferta com valor aos nossos clientes, precisamos de parceiros inovadores como a Robbiot. Estamos orgulhosos de ter a adoção da nossa nuvem neste projeto de IoT crítico e por contribuir cada vez mais para o desenvolvimento deste tipo de tecnologia”, comenta Richard Chaves, diretor de Inovação e Novos Produtos da Microsoft no Brasil.

A Robbiot atua no Brasil e Canadá e está preparando um estudo de caso de segurança de trabalhadores utilizando-se de Internet das Coisas, em conjunto com a Microsoft. A startup vem se especializando em IoT industrial de missão crítica, com soluções para segurança no trabalho em várias verticais como mineração, O&G, construção civil e indústrias químicas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor