Startup: saiba se chegou a hora de expandir seus negócios para o exterior

NegóciosNuvemProjetosStartup

Sua empresa está decolando e você quer explorar novos horizontes? Ou a crise afetou o seu negócio e investir em outro país parece ser a única saída? Antes de tomar a sua decisão, é importante analisar detalhadamente o cenário e o público-alvo em que pretende apostar, bem como os concorrentes diretos e indiretos.

Decisão tomada, confira algumas dicas para ter sucesso nessa aventura:

– Recicle propostas: dependendo do seu negócio, é possível adaptar planos e projetos para mercados ou públicos semelhantes, reduzindo tempo e gastos.  
– Foque no principal: vivemos a era do cliente e a compreensão sobre suas necessidades e demandas passa por uma solução de gestão de relacionamento com clientes.

– Aposte na diversidade: formar uma equipe com profissionais de nacionalidades diferentes, novos pontos de vista e experiências complementares traz inovação e novas oportunidades para a empresa.

– Atenda bem para atender sempre: o contato com o cliente deve ser assertivo elevar à satisfação, independentemente do mercado onde você atuar. A visão única do cliente também precisa estar evidente nesses contatos para que a experiência com a marca siga consistente.

– Mantenha o espírito de startup: colha o retorno de clientes sobre sua proposta de valor e faça ajustes, seja na abordagem ou na sua oferta.

– Aprenda com o passado: acertos e erros anteriores facilitam decisões futuras.

– Customize o que precisar: articule com sua equipe e parceiros para que as customizações nos sistemas, inclusive os de gestão de clientes, estejam adaptadas para as necessidades dos novos mercados. E-learning gratuito para fazer isso pode ser bem vantajoso, como é o caso do Trailhead.
.
– Continue nas nuvens: Software as a Service seguirá crescendo, provendo ;escalabilidade que os negócios precisam hoje e amanhã.

– Procure ajuda:consulte entidades de classe para entender qual seu atual nível de internacionalização e o que mais você precisará para se preparar.