Vecto Mobile lança cartão SIM M2M específico para IoT

M2MOperadorasRedes

A Vecto Mobile anunciou o lançamento de um cartão SIM IoT M2M que pode ser incorporado ao hardware de dispositivos móveis inteligentes, como eletrodomésticos, tablets e smartphones. A MVNO brasileira quer assim acelerar o processo de adoção da Internet das Coisas.

“Do ponto em que estamos hoje até 2020, a Internet of Things terá um crescimento da ordem de 300%”, indicou, em comunicado, Gerson Rolim, diretor da Vecto. “Esse tipo de cartão SIM, capaz de realizar conexões máquina a máquina (M2M), será o grande responsável por esse incremento, pois possibilita a transmissão de dados de um sistema para outro por meio de um modem conectado a máquinas”.

O SIM Card IoT M2M trazem embutidos as informações do assinante do serviço de dados móvel tal como os SIM tradicionais, mas possuem atualização remota. Isso permite correções, novas funcionalidades e configurações de rede sem a necessidade de substituição ou descarte. Além disso, ele envia aos servidores informações que podem ser analisadas e manipuladas de modo a possibilitar adaptações de acordo com as necessidades do usuário e do provedor do serviço.

Por outro lado, é construído com materiais mais resistentes pois foi pensado para operar em máquinas estacionárias e em movimento e para aguentar intempéries e ambientes hostis. Essa robustez confere também um ciclo de vida maior.

O SIM Card IoT é inserido no dispositivo desde a sua fabricação, estando, portanto, menos sujeito a possíveis quebras decorrentes do manuseio.

 “A atual falta de soluções de conectividade específicas para IoT faz com que as empresas optem por usar as mesmas tecnologias desenvolvidas para dispositivos de consumo em seus dispositivos inteligentes da Internet das Coisas”, disse o executivo da Vecto. “O Sim Card IoT resolve esses problemas, além de abrir espaço para um novo modelo de negócios em que o serviço não está amarrado a uma única operadora de telefonia, mas sim ao dispositivo”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor