Facebook introduz novos Privacy Basics e login mais seguro

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O Facebook acaba de introduzir novos Privacy Basics para que seja mais fácil para os usuários encontrarem ferramentas que controlam a informação que compartilham na rede social e o login com autenticação em duas etapas (two-factor authentication) com chaves de segurança.

Os usuários do Facebook já podem, desde ontem, usar uma chave de segurança FIDO U2F para se autenticarem durante o processo de login. 

A autenticação em duas etapas ou de dois fatores é uma camada extra de segurança que ajuda a verificar a identidade do usuário. Dessa forma, os criminosos não poderão entrar na conta mesmo possuindo o username e a senha.

A rede social já tinha um método de envio de um código de verificação para o celular mas esse tipo de solução não é a mais segura. As chaves de segurança são geradas uma vez e são armazenadas fisicamente, por exemplo num pen drive que deve ser usado no computador sempre que fizer login. Além do mais, a mesma chave pode ser usada em contas de vários serviços, como Google, Dropbox, entre outros.

A activação desse processo é feita nas Definições de Segurança da conta do usuário, escolhendo Aprovação de acesso e clicando em “Adicionar Chave” na área Chaves de segurança.

Mas há um senão que é que as chaves de segurança ainda não conseguem se integrar com a maioria dos dispositivos móveis e por isso quando um usuário fizer uso de seu smartphone para entrar no Facebook, a única forma de manter a autenticação em duas etapas, é o uso do código via SMS.

O Facebook também anunciou chaves de segurança com base em NFC que poderão ser utilizadas com dispositivos Android com essa tecnologia mas os usuários terão de realizar login através do site e não no aplicativo.

“Não consideramos a autenticação em duas etapas obrigatória”, indicou Brad Hill, engenheiro de segurança no Facebook, ao TechCrunch. “Vemos a segurança das contas dos usuários como nossa responsabilidade independentemente da tecnologia que o usuário escolher”, acrescentou.

Outro lançamento da empresa de Mark Zuckerberg foi a Privacy Basics, que oferece funcionalidades melhoradas e com os principais tópicos com base nas perguntas mais frequentes sobre privacidade e segurança. Essa ferramenta tem como objetivo ensinar o usuário a controlar a sua privacidade.

“Nós estamos promovendo essas melhorias como parte do Dia da Privacidade de Dados, celebrado em 28 de janeiro. Atuamos em parceria com organizações de todo o mundo, como a National Cyber Security Alliance, a Electronic Frontier Foundation e o Center for Democracy and Technology, que estão trabalhando para aumentar a conscientização sobre como cuidar de suas informações online” indicou, em comunicado, a rede social.

O Facebook também recomenda que todos usuários façam um Privacy Check-Up, escolham quem vê o que publica e usem o código de verificação por SMS para fazer o login.


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