Facebook lança projeto para reforçar laços com a mídia

e-MarketingRedes Sociais

O Facebook anunciou um novo programa para estabelecer laços mais fortes entre a rede social e a mídia, no rescaldo das tensões provocadas pela disseminação de notícias falsas. O programa é o “Facebook Journalism Project.”

A intenção do Facebook é colaborar com novas organizações para desenvolver produtos, aprender com os jornalistas de que forma podem ser um melhor parceiro e trabalhar com editoras e educadores sobre como podem manter os leitores informados.

“Sabemos que nossa comunidade valoriza o compartilhamento e a discussão de ideias e notícias, e como parte de nosso serviço, nos importamos muito em assegurar que um ecossistema saudável de notícias e jornalismo pode vingar”, escreveu o diretor de produto Fidji Simo em uma publicação no site da companhia.

O projeto ‘Facebook Journalism’ irá trabalhar em três vertentes:

1) Desenvolvimento colaborativo de notícias

– Novos formatos de storytelling

– Notícias locais

– Modelos de negócios emergentes

– Hackathons

– Continuar a ouvir

2) Formação e Ferramentas para Jornalistas

– Formação

– Ferramentas – A empresa adquiriu recentemente a CrowdTangle, uma ferramenta que descobre histórias, mede seu impacto social e identifica os agentes influenciadores. Como parte do projeto, ela será gratuita para a utilização dos parceiros do Facebook.

– Apoio de testemunhas independentes

3) Formação e Ferramentas para todos

– Promover a literacia noticiosa

– Continuação de esforços para acabar com notícias falsas

“Isso é apenas o início de nossos esforços nessa frente – temos muito mais para fazer”, declarou o diretor de produto. A página Facebook Journalism Project servirá como um centro de apoio a esses esforços, e todas as iniciativas serão atualizadas nesse endereço.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor