Fujitsu reforça tecnologia de segurança blockchain

GestãoInovação

O Fujitsu Laboratories, centro de pesquisa subsidiário da Fujitsu, anunciou o desenvolvimento de tecnologias de segurança de blockchain para controlar com segurança os dados confidenciais entre várias organizações.

As duas inovações divulgadas pela Fujitsu são uma tecnologia de restrição de transações baseada em políticas pré-estabelecidas para restringir negociações e usuários, sendo a outra, uma tecnologia de criptografia de documentos. Esta última, permite o uso de apenas partes relevantes, que detêm múltiplas chaves distribuídas, para acessar com segurança as informações gravadas no blockchain.

Um dos desafios do blockchain está relacionado à execução segura de negócios, nomeadamente o gerenciamento de chaves mas com a nova tecnologia de restrição de transações da empresa nipónica, as operações que impedem o uso indevido ou o abuso de chaves tornam-se possíveis, aumentando a segurança.

Por meio da criptografia de documentos, “é possível criar um fluxo de trabalho em que os documentos são reconhecidos pela tomada de decisão coletiva ou entre organizações especificadas, ou ainda, em situações onde os documentos podem ser restaurados quando as chaves são perdidas”, afirma a companhia.

A Fujitsu pretende, assim, contribuir para a expansão de campos aplicáveis onde blockchain pode ser usado, o que inclui diversas áreas, como finanças, logística, supply chain e gerenciamento de documentos oficiais.

O centro de pesquisa está em testes sobre a aplicabilidade do blockchain e pretende comercializar as tecnologias ainda durante o ano de 2017.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor