Google e Fiat anunciam sistema para carros conectados com Android

MobilidadeSistema Operacional

A Google e a Fiat Chrysler anunciaram um novo sistema de bordo baseado no Android Nougat (7.0) e combinado com o UConnect da montadora.

O sistema, revelado antes do início oficial do CES 2017, em Las Vegas, mantém a interface do UConnect e integra vários aplicativos da Google, como o Assistant e o Maps, em cima de Android. Será demonstrado em um sedan Chrysler 300 durante o evento, que arranca na quinta-feira depois de dois dias de iniciativas viradas para a mídia.

“Essa colaboração com a Google tem sido uma oportunidade muito benéfica para as duas companhias de explorar como a tecnologia de info-entretenimento e conectividade está evoluíndo, e o que é necessário para atender o crescente desejo dos consumidores por inovação com a mínima distração”, afirma Chris Barman, diretor de engenharia elétrica da Fiat Chrysler, em um comunicado da montadora. “Com o Android, conseguimiso manter nossa interface única e intuitiva, Uconnect, integrando novo sistema de utilização fácil com o ecossistema de aplicativos e funcionalidades do Android.”

Além dos apps da Google, o sistema também integra aplicativos populares como Pandora, Spotify, NPR One e Pocket Casts.

“A Google está comprometida com o desenho do Android como uma plataforma automotiva profundamente integrada com o veículo de uma forma fácil e segura”, acrescenta Patrick Brady, diretor de engenharia de Android na Google. “Essa colaboração com a FCA junta o padrão da indústria para sistemas de carros conectados com o Android para criar sistemas poderosos desenhados para a era digital.”

O trabalho conjunto expande uma parceria anunciada em maio do ano passado, em que as duas empresas iniciaram a colaboração em carros autônomos. Na altura, a Google indicou que iria integrar o hardware e software de carros autônomis em 100 minivans Pacifica, da Fiat Chrysler.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor