Kaspersky lança serviço para ajudar empresas a melhorarem resposta a incidentes

Segurança

A Kaspersky Lab anunciou a disponibilidade global do Kaspersky Threat Lookup. O serviço de inteligência de segurança tem como objetivo melhorar a resposta a incidentes nas empresas.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2016 pela Kaspersky Lab em colaboração com a B2B International, as empresas demoram muito tempo a detetar um incidente sendo que o “custo médio de recuperação de uma violação não detectada por uma semana ou mais é superior a US$ 1 milhão” enquanto que se for imediato será de menos de metade, na ordem dos US$ 400 mil.

O Kaspersky Threat Lookup permite o acesso a dados de inteligência de segurança global usados pelos especialistas da Kaspersky Lab para analisar as ameaças. Estes dados são atualizados quase em tempo real e coletados de diversas fontes, incluindo a rede de segurança em nuvem da Kaspersky, armadilhas de spam, iniciativas de monitoramento de botnets e rastreadores da Web. Além disso, os dados são conferidos continuamente pela equipe de pesquisa da especialista em cibersegurança e correlacionados automaticamente.

A solução capacita os responsáveis de TI das empresas a analisar adequadamente evidências digitais referentes a incidentes e obter as informações necessárias para acelerar sua detecção e neutralização. Além do mais, ajuda na distinção entre o que realmente são ameaças e não e permite acesso a um dos maiores bancos de dados de objetos limpos por meio do Kaspersky Whitelist.

“Em 2016, expandimos rapidamente nossa linha de serviços de inteligência de segurança, incluindo os Threat Data Feeds, oferecendo às empresas a inteligência prática necessária para agilizar a detecção. Porém, para reduzir significativamente os custos de recuperação, as empresas precisam melhorar a detecção, além dos recursos de resposta e perícia. Ou seja, elas precisam entender o escopo do problema, identificar a origem do evento de segurança e coletar as informações necessárias para conter a ameaça. O portal do Kaspersky Threat Lookup é uma inclusão importante na família de serviços de inteligência de segurança diretamente responsável por resolver esses desafios. Ele dá acesso imediato à inteligência de ameaças da Kaspersky Lab, diretamente das fontes na nuvem, e contém informações abrangentes sobre o hash dos arquivos, URL ou IP das solicitações” indicou, em comunicado, Veniamin Levtsov, vice-presidente de negócios corporativos da Kaspersky Lab.

A Interpol é uma das primeiras organizações usando o serviço, estando a utilizar o Kaspersky Threat Lookup na investigação de crimes virtuais.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor